17:06 – 07/02/2020
FOTOS: Michell Mello e Tácio Melo/Secom
A emissão de documentos e assistência jurídica foram as maiores demandas da população nos primeiros dias do “Muda Manaus”, realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no Jorge Teixeira I, zona leste da capital. Em busca dos serviços, o público aproveitou o evento para resolver pendências e obter desde qualificação profissional a tratamento odontológico. Ao todo, 24 órgãos da administração estadual participam da programação atendendo a população.
Entre os serviços mais procurados estava a Defensoria Itinerante, projeto da Defensoria Publica do Estado (DPE-AM) voltado para ações de guarda, segunda via de certidão de nascimento, pensão alimentícia, união estável e divórcio, entre outros. Somente no primeiro dia do evento, 80 pessoas foram atendidas pelo órgão.
A estudante Jucicleide Santos de Souza esteve no “Muda Manaus” para usar o serviço da Defensoria e aproveitou para providenciar a documentação de toda a família. “Passei aqui para pedir uma informação. Consegui o requerimento para tirar uma certidão de nascimento, que é segunda via, ia me custar e eu não tinha condições de tirar, então já economizei bastante. Já liguei para o meu filho e ele veio aqui, tirou a segunda via da identidade dele, o meu esposo também tirou identidade ontem e foi muito rápido o serviço, o atendimento foi muito bom”, avalia.
O “Muda Manaus”, para Jucicleide, representa praticidade para a população. “É válido um programa desse aqui no bairro, que é muito grande e vem gente de todo canto. Favorece a pessoa que não tem condições de tirar esses documentos e acaba não só resolvendo um problema, mas vários ao mesmo tempo”, enfatiza a estudante.
O trabalho da Defensoria também foi o que levou o promotor de vendas Manuel Pereira, morador do bairro Nova Conquista, a participar do “Muda Manaus”. Desempregado, ele aproveitou a para se cadastrar em busca de um emprego.
“Estou aqui à procura do serviço da Defensoria Pública. Trouxe um amigo lá da comunidade e também aproveitei para fazer um cadastro aqui no Sine (Sistema Nacional de Emprego), porque também estou desempregado. Essa parceria do Governo e comunidade é muito importante para todas as pessoas que procuram vários órgãos, e hoje aqui no Elisa Bessa tem vários tipos de serviços”, afirmou ele.
Documentação – Assim como a Defensoria Itinerante, a emissão de carteira de identidade pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também atraiu o público para o evento. No primeiro dia, 544 pessoas foram atendidas pela secretaria. Além do documento de identidade, a pasta ofereceu segunda via de certidão de nascimento, cadastro da Pessoa com Deficiência, entre outros. A empregada doméstica Maria do Socorro dos Santos foi uma das pessoas que participaram para obter documentos.
“Às vezes a gente vai no PAC e precisa madrugar. Aqui é um meio mais rápido. Já vou tirar carteira profissional e vou fazer outras coisas. Às vezes a gente não tem nem o dinheiro da passagem para conseguir tirar tudo isso, tirar xerox ou foto. Venham tirar seus documentos que aqui é muito bom, fui bem atendida”, convidou Maria do Socorro.
A enfermeira Evelen da Silva Araújo também aproveitou os serviços oferecidos na visita ao Ceti Elisa Bessa Freire. Moradora do bairro Braga Mendes, Evelen aproveitou a emissão da carteira de identidade e carteira de trabalho da filha para ter atendimento odontológico.
“Já consegui a identidade dela e em meia hora já vai sair, isso que é incrível. Ela já vai para o odonto, já foi para a pintura da carinha e estamos fazendo várias coisas. Vínhamos só fazer o RG, então estamos aproveitando bastante coisa. Minhas filhas foram bem atendidas, têm várias coisas para fazer, descobrir, ter conhecimento e tem serviços. Economizou tempo, economizou dinheiro, economizou bastante coisa porque fiz tudo aqui”, comemora.
Em busca de qualificação, a técnica de enfermagem Keini Rodrigues Maia encontrou, no “Muda Manaus”, uma oportunidade para se matricular no curso de Informática do Cetam.
“Fiquei sabendo a respeito dessa ação do ‘Muda Manaus’ hoje, por meio da Internet, e vi a possibilidade de renovar meu curso de informática pelo Cetam, que é muito importante. Hoje no mercado de trabalho tem muita oportunidade, o que falta são pessoas qualificadas, porque as empresas estão pedindo cursos atualizados. Vou aproveitar que estou aqui agora e vou fazer também um teste rápido de HIV de sífilis que é muito importante e é de graça”, contou Keini.
A procura pelos cursos do Cetam atraiu, somente na primeira hora de evento, 230 pessoas interessadas por qualificação.
Sábado – A programação do “Muda Manaus” no Ceti Elisa Bessa Freire continua até o sábado (08/02). Além da continuação das atividades já oferecidos no evento, a programação inclui novos serviços, como consultas médicas com dermatologista e mastologista; o caminhão do programa “Peixe no Prato”, com venda de pescado a preços populares; e uma feira regional com produtos da agricultura familiar.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas