Na semana em que se comemora o Dia do Meio ambiente, 5 de junho, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a conscientização ambiental, a vereadora Mirtes Salles (Republicanos) trouxe o tema para o debate, durante a sessão plenária virtual, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (3/6).
“Eu apresentei um Projeto de Lei aqui na casa, o PL 230/2019, proibindo a distribuição gratuita de sacolas plásticas descartáveis, feitas a base de polietileno e sua substituição por sacolas biodegradáveis, nos supermercados da cidade de Manaus. A gente sabe que o plástico é um material que leva mais de 400 anos para se decompor na natureza, então devemos procurar alternativas mais sustentáveis, visto que Manaus é a capital do pulmão do mundo e devemos fazer a nossa parte pela preservação do meio ambiente. Então peço aos meus colegas celeridade na aprovação desse projeto ”, pontuou a vereadora.
Na ocasião Mirtes ainda citou como exemplo cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que já adotaram medidas semelhantes. Na capital fluminense, um PL sugerindo a troca das sacolas foi aprovado no ano passado, e em seis meses, a Associação de Supermercados estima que tenham sido retiradas de circulação um bilhão de bolsas plásticas convencionais.
Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimento de valas e bueiros, provocando enchentes e desabrigando pessoas, principalmente as que moram nas periferias da cidade. Além de, no caso de Manaus, esse descarte errado contribuir para a poluição dos igarapés que circundam a cidade, tranmitindo doenças para as pessoas que moram nas áreas próximas e utilizam essas águas para lavar roupas ou fazer comida e, claro, contribuem para a poluição visual do cenário urbano.
Um estudo divulgado pela Semulsp no ano passado revelou que por mês 887 toneladas de lixo são retiradas dos igarapés da cidade. Mirtes também alertou que a população precisa ter mais consciência ambiental.
“Igarapé não é lugar de jogar lixo! A prefeitura faz a parte dela, mas a população precisa ajudar”, ressaltou a vereadora.
O PL 230/2019 está sob apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Texto: assessoria da vereadora Mirtes Salles
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Mirtes Salles pede celeridade na apreciação de projeto que beneficia o meio ambiente apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.