O grupo Michelin, que adquiriu a Levorin, um dos maiores fabricantes de pneus do País com unidade no Polo Industrial de Manaus, espera duplicar, dentro de dois anos, a aquisição de matéria-prima e a contratação de mão de obra para a planta industrial local.
O anúncio foi feito pela direção do grupo em reunião com o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Renato Freitas, e de Produção Rural Petrucio Júnior, a qual contou com a presença do presidente da Michelin Francis Ferreira. Nos planos do grupo estão o aumento das exportações para o mercado nacional e países da América do Sul além do México.
Maior comprador de borracha do mundo, a Michelin pretende adquirir o máximo da produção local, segundo os executivos do grupo. Nesse período, a empresa também espera aumentar de 900 para 1.400 o total de pessoal contratado.
Para isso, a direção do grupo considera importante discutir com o Governo do Estado as alternativas para remover os gargalos no processo de beneficiamento local da borracha.
O secretário Renato Freitas disse que há, por parte do Governo, total interesse em discutir propostas que apontem para a reestruturação da cadeia da borracha, uma ação iniciada durante a primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus – Fespim, realizada em novembro do ano passado.
O secretário de Produção Petrucio Júnior, lembrou que a borracha está na base histórica do desenvolvimento do Amazonas, respondendo pelo primeiro ciclo econômico próspero do Estado, razão porque é uma da prioridades do projeto de fortalecimento das cadeias locais de produção.
Uma ação intensiva de apoio aos produtores de borracha do Estado, a qual inclui a abertura de linha de microcréditos, adoção de novas tecnologia, assistência técnica e treinamento, foi definida pelo grupo de gestores, técnicos e executivos presentes na reunião.
Uma visita aos principais centros de produção está prevista para as próximas semanas, em data a ser definida.
LÍDER
A Levorin atua no mercado de reposição de pneus desde 1943, emprega 2.000 funcionários, tem um faturamento anual de R$ 600 milhões, e foi adquirida pela Michelin em dezembro de 2016. A empresa tem duas fábricas – uma no município de Guarulhos (SP) e a outra planta mais moderna está sediada no Distrito Industrial de Manaus (AM).
Considerada uma das líderes globais no mercado de pneus, com faturamento de 20,7 bilhões de Euros, no Brasil a Michelin, até então, apenas importava os pneus para motocicletas, mas com a compra da Levorin o grupo francês assumiu posição de liderança neste mercado que apresenta elevado potencial de expansão nos próximos anos.