Restrição do Transporte Intermunicipal de embarcações e ônibus com pessoas que estiveram nos estados ou países, onde já tem transmissão comunitária comprovada do novo Coronavírus, foi uma das propostas apresentadas pela deputada Mayara Pinheiro Reis (PP) e já acatada pelo Governo do Estado. A medida foi considerada constitucional pela Justiça Federal, para resguardar a população amazonense e reduzir os riscos de alastramento da pandemia do Covid-18, pelo interior do Amazonas.
A proposta da parlamentar, que é presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi sugerida durante reuniões do Comitê de Contingência do Amazonas para o enfrentamento do Covid-19.
“Precisamos de medidas efetivas que evitem a circulação de pessoas, desse modo a proliferação do vírus. Como não existe ainda um tratamento específico ao Coronavírus, o isolamento social no momento é a melhor saída”, explicou.
Ainda de acordo com a deputada, essas sugestões vem para contribuir nesse combate e também proteger a sociedade, pois muitos serviços estão temporariamente suspenso.
“Coloquei nestes encontros a importância da participação dos presidentes de cooperativas médicas nas discussões, pois são profissionais diretamente ligados a está situação. Também propus ao Governo que ao lado dos governadores do Norte do País, solicite junto ao Governo Federal o fechamento das fronteiras,medida inclusive já tomada em parte com o fechamento das fronteiras terrestrês com os países da América do Sul “, reforçou.
Outras sugestões foram a criação de UTI’s totalmente equipadas nos municípios polos e que atendem média complexidade, distribuir àlcool em gel para a população acima de 60 anos aqui no Amazonas e garantir a vacinação da população idosa, de forma descentralizada, para evitar aglomerações como nos Centros de Convivência e farmácias.
Além disso, Mayara também sugeriu a limitação de aquisição de produtos relacionados à higiene pessoal em razão do Covid-19.
“Como presidente da comissão, parlamentar e médica, vou seguir trabalhando para buscarmos forma de proteger os amazonenses, neste período de pandemia do novo Coronavírus”, concluiu.