A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Manaus (CMM) analisa o Projeto de Lei (PL) 192/2020, que pretende instituir o “Dia Municipal das Bandas e Fanfarras”, no Calendário Oficial da Cidade de Manaus. A proposta é de autoria do vereador Márisson Roger (Progressista).
Márisson Roger destaca que a função social das bandas e as fanfarras exercem na capital amazonense a inclusão social por meio da música. “As bandas e fanfarras promovem uma maior aproximação entre aluno e escola com atividades extracurriculares e, que garante o empenho disciplinar do aluno em sua respectiva escola”, ressalta.
De acordo com Márisson Roger, o Dia Municipal das Bandas e Fanfarras será comemorado anualmente no dia 27 de março. Segundo ele, a música é um fator determinante na construção social dos indivíduos e por meio do PL pretende incluir a música na vida dos adolescentes e jovens nas escolas.
“Há 18 anos tenho dedicado a minha vida aos eventos culturais e musicais, primeiro como aluno e depois como professor. Por isso, acredito na importância que a música tem na vida das pessoas”, enfatiza.
De acordo com o texto do projeto, as bandas marciais e fanfarras são grupos de músicos instrumentais que se apresentam ao ar livre ou áreas cobertas para suas apresentações como concerto ou não. Elas também incorporam movimentos corporais de diferentes tipos de marcha às suas apresentações musicais. Já a fanfarra, é um grupo de executantes de cornetas lisas ou com um pisto, de uma ou mais tonalidades, e de instrumentos de percussão.
A banda marcial é o conjunto de executantes de instrumentos de metal, com três pistos ou mais, e instrumentos de percussão.
#marissonroger #projetodelei #diamunicipaldasbandasefanfarras #calendariooficial
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Márisson Roger apresenta PL que propõe ‘Dia Municipal das Bandas e Fanfarras’ em Manaus apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.