O vereador Marcelo Serafim (PSB) discursou nesta terça-feira (10/3), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), relatando a situação dramática vivenciada no Hospital Francisca Mendes. Os alvos das suas críticas, mais uma vez, foram o governador Wilson Lima e seu secretário de saúde, Rodrigo Tobias.
O vereador lembrou que recentemente o Estado tem divulgado na mídia informações sobre as cirurgias cardíacas feitas em São Paulo, através do programa TFD (Tratamento Fora Domicílio). Segundo ele, o problema é que as mesmas cirurgias eram, até pouco tempo, realizadas com índices altíssimos de sucesso no Hospital Francisca Mendes, que hoje está com praticamente todas as cirurgias suspensas.
Para Marcelo Serafim, o Governo atua de forma direta no desmonte do hospital, com o objetivo de entregar sua administração para uma Organização Social (OS), privatizando a maior unidade de referência em cirurgia cardíaca do Norte do país. “Chegamos ao limite nesse momento. As cirurgias estão praticamente todas suspensas por falta de insumos. Hoje não temos o medicamento Protamina, que é o antídoto da Heparina, e sem o qual não é possível realizar cirurgias cardíacas. Quando o cirurgião faz uma cirurgia com circulação extracorpórea ele precisa heparinizar o paciente e ao final usa a Protamina para reverter esse quadro. Sem ela as cirurgias param e hoje não temos estoque desse medicamento no Francisca Mendes, o que demonstra com clareza o sucateamento proposital do hospital”, concluiu Marcelo Serafim.
Texto: Assessoria vereador Marcelo Serafim
Foto: Marcelo Serafim
O post Marcelo Serafim diz que Governo do Estado está promovendo o desmonte do Francisca Mendes apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.