A deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) fez novamente um apelo para que a população redobre os cuidados após o aumento de casos de coronavírus na capital amazonense. No dia 22 de agosto foram registrados 577 casos confirmados e 187 internados (39 na rede privada e 148 na rede pública). Já no dia 22 de setembro foram confirmados 767 casos, com 202 internações (76 na rede privada e 126 na rede pública).
Em Audiência Pública virtual, realizada pela Comissão de Saúde e Previdência (CSP), foi constatado um leve acentuação na curva de casos confirmados na capital, principalmente internações na rede privada de saúde. O aumento tem gerado uma especulação sobre uma segunda onda de Covid-19 em Manaus.
‘Os estudiosos classificaram que não temos como afirmar se vai acontecer uma segunda onda [e/ou] quando vai acontecer. A única certeza que temos é que Manaus não teve imunidade de rebanho, então a gente não pode se sentir seguro porque já pegou Covid-19 e achar que não vai ter mais, é uma falácia. Ou por que gente soro converteu, não sabemos por quanto tempo aquela imunidade adquirida permanece, pode ser por 2 meses, por 3 meses. Existem 20 casos no brasil sendo investigados por reinfecção e nós precisamos manter os cuidados que é o que tem nos prevenido até aqui”, afirmou.
A parlamentar destacou ainda que fez um pedido à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para que haja um planejamento, caso tenha uma segunda onda em Manaus e assim evite um colapso na rede pública de saúde.
“Faço um apelo a nós, políticos, para que tenhamos cuidado com o próximo. Nós temos planos de saúde, mas a população em geral e principalmente o interior não tem acesso à saúde como deveria, então precisamos ter empatia. Evitar comícios lotados, convenções lotadas, evitar aglomerações e dar o exemplo. E que toda população entenda: os cuidados precisam ser redobrados e que Manaus não está livre de uma segunda onda. Não precisamos viver um alarde, mas precisamos ter cuidado e preocupação”, reforçou.
Gabinete da Deputada Dra Mayara Pinheiro (Progressistas)
Texto: Assessoria da Deputada
Foto: Dhyeizo Lemos