Por Juscelino SimõesEquipe Ascom Ufam
Os estudantes do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) da Ufam, em Parintins, produzem de forma experimental, sob a supervisão docente, o jornal ‘Tupã News’ com objetivo de levar informações à comunidade parintinense.
Com uma proposta direcionada para o ensino dos estudantes do curso de Jornalismo de Parintins, o projeto de extensão (Pace), jornal laboratório ‘Tupã News’, está em sua 5ª edição com a proposta editorial voltada para o regionalismo do município com conteúdos político, de opinião, meio ambiente, entrevista, saúde, cultura, economia, entre outros. A edição é no formato impresso (tabloide) com diagramação, ilustração, matérias e fotografias produzidas pelos os alunos. Esta última teve a participação de cerca de 20 estudantes na produção de matérias, fotografias, diagramação e na distribuição pela cidade.
De circulação semestral, o tabloide tem como proposta levar informação de qualidade aos moradores do município de Parintins, além de fazer parte do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso. A elaboração do Jornal está inserida nas disciplinas de Jornalismo Impresso e Planejamento Gráfico e tem como coordenador o professor do curso de Jornalismo, Carlos Monteiro.
“Para os nossos alunos é uma situação extremamente interessante, fundamental no processo de formação. Eles se empenham de uma maneira intensa na produção do Jornal, porque além de fazer parte das disciplinas do curso, de serem obrigatórias, participam do processo de elaboração do início até o final de cada edição. Os alunos fazem às fotos, as matérias, a diagramação, todos os outros processos de elaboração, como também na distribuição do tabloide na cidade em pontos estratégicos. O Jornal, essencialmente, não circula na Ufam. São distribuídos nos mercados, na câmara dos vereadores, nas praças, entre outros locais, e carregam em si a credibilidade da Universidade. Os estudantes ficam muito estimulados em fazer o Jornal. Esse foi um trabalho iniciado pela professora Karliane Nunes como um projeto de extensão e que agora estou coordenando”, ressaltou o professor Carlos Monteiro do Icsez.