“Precisamos falar de Saúde Mental”. Esse é o convite feito pela Campanha Janeiro Branco, em 2020. O tema é preocupante e silencioso, e os números comprovam a importância da discussão sobre o assunto. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, a maior taxa da América Latina, a segunda maior das Américas e a quinta do mundo.
Outro ponto alarmante: o Brasil é recordista mundial em transtornos de ansiedade, com 9,3% da população tendo algum tipo de transtorno. Diante de todo esse cenário, o Janeiro Branco vem para colocar em evidência para a sociedade, a Saúde Mental, chamando atenção para as necessidades e importância subjetivas, mentais e emocionais dos seres humanos.
Como Presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP) sabe da relevância do assunto e tem trabalhado propostas para diminuir estes índices. Uma delas foi a criação de um Projeto de Lei o qual institui a Campanha Permanente de Informação, Prevenção e Combate à Depressão. O PL foi aprovado, na Aleam, na última sessão de 2019 e já foi para a sanção governamental.
De acordo com a parlamentar, a proposta visa conscientizar a população por meio de informativos, palestras, audiências públicas, seminários e conferências.
“Precisamos falar e discutir Saúde Mental com todos, dar um pouco de atenção e carinho é o primeiro passo no tratamento. A depressão sem dúvida é a porta de entrada para muitas doenças emocionais. A maioria das pessoas desconhece e tem preconceito a cerca de um mal que, segundo a OMS, será a segunda causa de morte em todo o mundo, nos próximos 20 anos. Com esta propositura, iremos fortalecer as políticas públicas buscando reverter este triste cenário no nosso Estado”, afirmou.