Em pronunciamento realizado durante a sessão plenária virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (22), o vereador Isaac Tayah (DC) criticou o relaxamento da prevenção do novo coronavírus pela população manauara. O parlamentar informou que pôde constatar a situação em locais como supermercados, onde, segundo ele, é possível perceber a falta de cuidados em relação aos danos provocados pela Covid-19.
Nessa mesma esteira, também foram citadas as feiras municipais, entre as quais, a do Parque Dez, Zona Centro-Sul. No local, as pessoas são vistas sentadas, sem máscaras e em total desrespeito ao distanciamento permitido, segundo o verador. O mesmo ocorre nas filas de bancos e lotéricas, onde também podem ser registradas aglomerações.
Ainda sobre o último fim de semana, Isaac Tayah fez referência ao grande número de pessoas (muitas delas sem máscara) no Centro de Manaus e nos balneários. Ele também citou que alguns serviços de conveniência de postos de combustível como locais de aglomerações e que não estariam exigindo o uso de máscaras e o distanciamento social.
A falta de álcool gel e o não aferimento de temperatura, são outras medidas desrespeitadas, segundo o vereador.
“É necessário frisar que o vírus ainda se faz presente em nossa cidade, mesmo com o decréscimo no número de casos de pessoas infectadas. É necessário que todos mantenham a prevenção para evitar a propagação da doença. Não podemos relaxar. Use máscaras, mantenha o distanciamento, utilize álcool em gel ao entrar em algum comércio ou outro lugar de grande circulação”, destacou Isaac Tayah.
Ainda em seu pronunciamento o vereador sugeriu que haja fiscalização nesses pontos de aglomeração para orientar os cidadãos sobre a prevenção. E lembrou dos projetos de lei de sua autoria que tratam da prevenção ao Covid-19.
Buracos
Isaac Tayah também falou da necessidade do tapamento de buracos feitos por concessionárias de serviços públicos, com base no número de denuncias relacionadas à falta de revitalização das ruas onde foram feitos buracos por empresas prestadoras de serviços.
Com base nisso, Isaac Tayah lembrou da Lei 1.629/12, de sua autoria, que torna obrigatório o total e satisfatório conserto, com obras de tapa valas e buracos, num prazo máximo de 24 horas do término das obras realizadas em vias e passeios públicos, onde foram abertos buracos e valas para a realização de serviços de instalação, manutenção ou conserto das redes de água e esgoto, luz, gás, telefone, internet e outras no âmbito do município de Manaus.
“Muitas empresas abrem os buracos e deixam para a prefeitura fechar, ocasionando problemas para a população residente desses logradouros, então é necessário que essas empresas ao terminarem seus serviços, realizem o conserto das vias como é requerido na lei”, destaca Tayah.
Parabéns
O vereador parabenizou a mesa diretora da Camara de Manaus pelo exemplo dado pela Casa sobre a prevenção ao coronavírus.
“Parabenizo a Câmara em todos os aspectos nos cuidados tomados na prevenção do Covid-19, tanto no retorno dos funcionários, nos projetos que tratam de prevenção, quanto com a preocupação em reabrir de forma correta suas dependências”, frisou Isaac Tayah.
#relaxamento #novocoronavírus #aglomerações #distanciamento #buracos
Texto: Kalil Souza – Assessoria do vereador Isaac Tayah
Foto: Plutarco Botelho – Assessoria do vereador Isaac Tayah
O post Isaac Tayah critica relaxamento na prevenção ao novo coronavírus apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.