As galerias 09 e 10 da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada na estrada do Puraquequara, Km 02, ramal Bela Vista, estão passando por uma profunda reforma. O objetivo é reforçar a segurança das celas e melhorar o alojamento dos detentos. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a empresa de cogestão RH Multi.
A reforma está ocorrendo desde setembro, e 14 internos do programa desenvolvido pela Seap, “Trabalhando a Liberdade”, estão participando dos serviços, que incluem obras de pintura, hidráulica e elétrica. A entrega do local está prevista para dezembro. Além disso, mais sete reeducandos trabalham na implantação de telas sob as quadras poliesportivas para impedir que objetos arremessados cheguem à parte interna da unidade.
“As galerias reformadas garantem ao reeducando um ambiente estruturado e adequado para acomodá-lo durante o cumprimento de sua pena, e a implantação das telas reforça ainda mais a segurança da unidade, pois elas dificultarão a entrada de aparelhos celulares, mensagens e/ou outros objetos ilícitos”, destacou o diretor adjunto da UPP, Dyego Castelo Branco.
Para o reeducando trabalhador Júnior (nome fictício), que está atuando na reforma de ambas as galerias, fazer parte do programa de ressocialização tem sido uma oportunidade de aprendizado. “Aqui dentro eu trabalho, me capacito e diminuo minha pena. Venho aprendendo coisas que levarei para a vida toda, tanto profissional quanto pessoal. Eu vou sair daqui uma pessoa totalmente modificada, com uma mente e profissão nova”.
Ao longo deste ano, as galerias da unidade vêm recebendo mão de obra carcerária. A UPP possui 11 galerias. Com a reforma dessas duas, a Seap chegará à soma de seis alojamentos reformados. A previsão é de que as galerias 03, 04, 05, 06 e 07 passem por reparos no primeiro semestre de 2021.