16:44 – 05/02/2020
FOTO: DIVULGAÇÃO/SEAP
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu início, nesta semana, às aulas do curso de Pintura Predial para internos da Unidade Prisional do Puraquequara, localizada no ramal Bela Vista, zona leste de Manaus.
Vinte e cinco reeducandos participam do curso, sendo 10 inscritos do projeto de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e 15 recém-chegados na unidade. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, totalizando uma carga horária de 160 horas. O término está previsto para o começo de março.
“Os cursos profissionalizantes são muito importantes no processo de ressocialização dos internos, pois além de qualificá-los para uma profissão quando saírem do encarceramento, os ajudam a ter uma nova chance em sociedade”, afirma o sargento Robert Barreto, diretor da UPP. “Sem mencionar que a mão de obra qualificada dos reeducandos no projeto ‘Trabalhando a Liberdade’ ajuda na economia do estado”, acrescentou.
Após a conclusão do curso de capacitação, os reeducandos poderão colocar em prática o que aprenderam dentro da própria unidade e em atividades extramuros. Eles também receberão o direito à redução de um dia de suas penas a cada 12 horas de estudo, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP).
Cursos profissionalizantes – Esse é o primeiro curso oferecido na unidade neste ano. Os próximos cursos profissionalizantes a serem realizados são: Manutenção de Ar-Condicionado, Pedreiro e Eletricista.
Parceria – A capacitação é mais uma parceria com a empresa terceirizada Umanizzare Gestão Prisional, por meio do projeto do Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP), que visa a ressocialização e reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas