13:14 – 14/02/2020
FOTOS: Divulgação/IOA
Durante as visitas, é apresentado o portfólio de serviços gráficos oferecidos pela autarquia, além de vantagens em preço, prazo e qualidade
Transformar a Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA), efetivamente, na gráfica oficial do Governo do Estado e de todos os órgãos da administração estadual direta e indireta é uma das principais metas em que o diretor-presidente da autarquia, Mário Aufiero, decidiu focar em 2020. A meta segue as determinações do governador Wilson Lima que, por meio de dois decretos editados em 2019, determinou que seja dada preferência à IOA nos serviços gráficos contratados pelas secretarias, autarquias e fundações do governo.
Diante da determinação de ambos – o governador e o diretor-presidente da IOA –, a Diretoria de Gestão de Negócios da Imprensa Oficial está fazendo visitas às secretarias e órgãos da administração estadual direta e indireta. Durante as visitas, é apresentado o portfólio de serviços gráficos da IOA e as vantagens de preço, prazo e qualidade oferecidas.
Ao ressaltar a recente renovação do parque gráfico da IOA, que aumenta a carta de serviços oferecidos e a qualidade dos produtos gráficos entregues, o diretor-presidente da IOA, Mário Aufiero, lembra também a vantagem financeira oferecida. “Nós conseguimos baratear os preços porque somos um órgão público, não visamos o lucro”, afirma.
“A Imprensa Oficial do Estado do Amazonas está vivendo um novo momento, um novo tempo. Quando se falava em Imprensa Oficial, a primeira coisa que vinha à mente era o Diário Oficial. Hoje, nossa carteira de serviços foi ampliada. Acabamos assimilando os serviços gráficos, com a ideia do governador de que a IOA se torne a gráfica do Estado”, afirma Juliano Monteiro, gestor de Negócios da IOA.
A estratégia visa ampliar a receita de serviços gráficos da autarquia, de acordo com Juliano Monteiro. “Por isso estamos visitando muitos órgãos com o intuito de buscar novos parceiros, novos clientes para os nossos serviços gráficos”, explica o diretor de Gestão de Negócios, acrescentando que muitos órgãos desconhecem os serviços oferecidos pela IOA.
Portfólio – Dentre os serviços oferecidos estão a confecção de banners, backdrops, faixas, todo tipo de impressão em papel, brindes, como canecas e canetas, blocos de anotações, chaveiros, pen drives e bottons. Comunicação visual também faz parte do cardápio, com plaquinhas de porta, crachás e cordinhas de crachás, envelopamento de carros e caminhões, além de muitos outros serviços, como impressão de boletins, jornais, informativos e cartilhas.
O resultado tem sido muito positivo já que, além de passarem a conhecer o portfólio de serviços gráficos oferecidos, os gestores dos órgãos estaduais têm dado um feedback positivo sobre os serviços que já contratados com a IOA. É o caso da secretária executiva da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Seas), Tatianne Vieira Assayag Toledo: “Já somos clientes. E, como sou criteriosa, sempre faço a cotação externa e a de vocês sempre é mais barata. Por isso, vamos continuar sendo clientes”.
Vantagens – São muitas as vantagens oferecidas na contratação dos serviços gráficos da IOA, mas pode-se destacar especialmente a dispensa de licitação e o preço menor que o praticado pela iniciativa privada, o que acarreta em economia para os cofres públicos, ambas amparadas em decretos governamentais.
O Decreto nº 40.645, de 7 de maio de 2019, estabelece que a contratação da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas para a prestação de serviços de impressão de formulários padronizados e de edições técnicas oficiais para os órgãos da administração estadual direta e indireta será por dispensa de licitação.
Já o Decreto nº 40.769, de 10 de junho de 2019, determina que os órgãos da administração direta e indireta darão preferência na contratação de serviços de impressão gráfica e publicações à Imprensa Oficial do Estado do Amazonas quando a mesma apresentar preço igual ou menor ao oferecido pela iniciativa privada.
Para a gerente comercial da IOA, Larissa Albuquerque, a parceria com os órgãos da administração estadual traz benefícios para ambos os lados. “Tem a questão da economicidade que gera para o Estado em relação aos gastos públicos e tem também o resultado do nosso trabalho, que garante, prazo, entrega, procedência e não deixa a desejar em qualidade para nenhuma das outras empresas existentes no mercado”, afirma.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas