Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Idam participa do comitê do FMPES que discutiu crédito emergencial para o período de pandemia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Idam participa do comitê do FMPES que discutiu crédito emergencial para o período de pandemia

01/07/2020
Compartilhar

O acesso ao plano de crédito emergencial e a renegociação de dívidas para os setores primário, secundário (indústria) e terciário (comércio e serviço) durante o período de pandemia foram alguns dos temas em pauta durante a 93ª Reunião Extraordinária do Comitê de Administração do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), realizada por videoconferência na tarde desta terça-feira (30/06). O comitê é gerenciado pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com a participação de secretarias e vinculadas do Governo do Estado, entre elas o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Na reunião, foram mencionadas as vantagens do acesso ao crédito emergencial por meio das linhas disponíveis pela Afeam. A agência oferece um prazo de carência para pagamento dos financiamentos que varia de seis meses a seis anos, e ainda oferece redução nas taxas de juros. O produtor rural/pessoa jurídica (associação e/ou cooperativa), por exemplo, que antes pagava uma taxa de 8% ao ano, agora, passa a pagar 7,2% nesse período de pandemia, podendo ainda ter bônus de 25%, com juros de até 5,4% ao ano, se for adimplente.
Já o produtor rural/pessoa física antes tinha taxa de 4% ao ano e, nesse período, a taxa de juros passou a ser de 3,6%; com o bônus de adimplência de 25%, os juros podem ser de até 2,7% ao ano.
De acordo com o diretor-técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e membro do Comitê FMPES, Luiz Carlos do Herval Filho, para que o produtor tenha acesso ao crédito rural ele precisa estar em conformidade com as questões ambientais que incluem o cadastro ambiental rural (CAR) e o Licenciamento Ambiental.
“A equipe técnica teve sensibilidade para definir critérios necessários para acesso ao crédito. Mas, hoje, a nossa grande preocupação é com a questão ambiental. No momento, o Idam reforçou a equipe do Núcleo de Geoprocessamento para atender às demandas do CAR”, destacou Luiz, ao ressaltar que, o crédito rural é muito importante na vida de quem produz alimentos da agricultura familiar, além de gerar emprego e renda para o Amazonas.
Segundo o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinícius Castro, as inscrições para acesso às linhas de crédito estão disponíveis no site da Afeam.
“Para o setor primário, continuam abertas as inscrições para acesso ao crédito. Os interessados podem procurar o Idam, que remete todos os projetos de forma digital para a nossa base técnica efetuar a liberação do crédito. Voltaremos também com as ações itinerantes de crédito no interior, como uma maneira do Sebrae atender o setor secundário e terciário”, disse.
Participam do Comitê do FMPES gestores do Idam, da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), entre outros órgãos.
CAR – O Idam, por meio do Núcleo de Geoprocessamento, organizou uma força-tarefa para a elaboração do CAR de produtores rurais do estado do Amazonas. O objetivo é que, com o CAR, os produtores possam ter acesso ao Crédito Rural, e o Idam elabore mais de mil projetos de crédito.
Segundo dados do Governo Federal, a inscrição no CAR é obrigatória para todos os imóveis rurais do país. É também é o primeiro passo para a regularização ambiental e ainda permite o acesso a benefícios previstos no Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).
Além da força-tarefa na sede do Idam, as unidades locais do Instituto, em todo o estado, auxiliam de forma gratuita a todos os produtores que necessitarem de auxílio no preenchimento correto dos dados para obter o CAR.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 139 vagas de emprego em Manaus com atendimento das 8h às 14h

30/11/2025
Governo do Amazonas

Mutirão de consultas oftalmológicas no Amazonas será descentralizado e agendado via Assistente Virtual

30/11/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM entrega kits de segurança do projeto Motociclista Legal a motofretistas de Maués no dia 29/11

30/11/2025
Governo do Amazonas

Castração gratuita de animais e atendimentos de saúde alcançam moradores do Conjunto Viver Melhor em Manaus

30/11/2025

Governador Wilson Lima destina investimentos em Maués para fortalecer setores primário e social durante Festa do Guaraná

30/11/2025
Governo do Amazonas

Doação de peixe pelo Governo do Amazonas distribui 15 toneladas de tambaqui e beneficia cerca de 20 mil pessoas na zona norte

30/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus