O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) em Boa Vista do Ramos tem apoiado os pescadores da Associação Comunitária Agrícola de São Tomé (Acast) que atuam no manejo do pirarucu naquele município, distante 271 quilômetros de Manaus. Na próxima despesca, prevista para o início de novembro, poderão ser capturados até 65 pirarucus medindo em média 1,5 metro.
De acordo com o gerente da unidade local do Idam em Boa Vista do Ramos, Arlindo Rodrigues Filho, a despesca será em rio aberto e seguindo todas as normas que fundamentam o manejo do pirarucu.
“Vale destacar que, no ano passado, 26 famílias de pescadores atuaram na despesca de 23 pirarucus. Neste ano serão 56 famílias e, devido à conscientização junto aos pescadores que atuam no manejo, aumentou o número de peixes que podem ser pescados, e será um total de 65 pirarucus”, assinala.
O gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges, explica que o manejo do pirarucu em Boa Vista do Ramos não é em área de conservação, e sim em um local onde foi construído todo um acordo de pesca. “Os comunitários fazem a preservação do lago, tendo todo um cuidado de seguir as regras de pesca construídas por eles, e isso garante um bom modelo de gestão da área”, afirma.
Devido a esse alto controle, segundo Daniel, os pescadores tiveram esse aumento da cota de pesca por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Esse pescado é comercializado no município gerando um recurso maior para os pescadores, como resultado deste cuidado com o local de manejo, e colabora com a segurança alimentar para o município.
Na última sexta-feira (23/10), o secretário de Meio Ambiente de Boa Vista do Ramos, Adriano Rodrigues, esteve na comunidade São Tomé, onde fez a entrega da cota da despesca do pirarucu para a Acast. O gerente do Idam e a equipe técnica da secretaria participaram da atividade.
Feira do Pirarucu – De acordo com a unidade local do Idam, esta é a segunda despesca de pirarucu manejado no município e, após a despesca, será realizada a grande Feira do Pirarucu Manejado.
A ação em Boa Vista do Ramos tem o apoio ainda da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Ibama, e secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (Semdru) e de Governo (Semgov) de Boa Vista do Ramos.