Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Homenagens, muita cor e alegria marcaram o desfile do Grupo de Acesso A
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Homenagens, muita cor e alegria marcaram o desfile do Grupo de Acesso A

22/02/2020
Compartilhar

17:29 – 22/02/2020
FOTOS: Michael Dantas
Com temas que vão de colunismo social até a luta pelos povos da floresta, o Grupo de Acesso A preencheu a Avenida do Samba com muita cor e alegria na noite da última sexta-feira (21/02), no segundo dia do Desfile das escolas de Samba, no Centro de Convenções professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo, em Manaus.
Primeira escola a desfilar, a Império do Hawai apresentou o tema “Do Amazonas para o Mundo Ver: Roberley Assis, Nosso Enredo é Você”, de Fabiano Alfaia, Arcise Assis e Rayan Sá. O homenageado, que atualmente é treinador do time irlandês Pro Brazil Football Academy, veio para Manaus prestigiar o desfile e desceu como destaque na primeira alegoria, “futebol e boi-bumbá: uma paixão sem fim”.
Com mais de 1.300 componentes, a escola da Praça 14 contou com 12 alas, sendo a primeira, “Guardiões dos espelhos Imperianos”, sincronizada. A Comissão de Frente representou “A luz do divino e a escuridão”, os ritmistas da Bateria se vestiram de “Jogadores de futebol”; o 1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira veio com o tema “Filho de Fé”; já o 2º, fazia referência aos “Troféus” conquistados pelo técnico.
A Sem Compromisso desceu a passarela do samba na sequência, com o enredo “Rocam: Servir e Proteger! Sob as Asas do Tucano, a Bravura do Guerreiro Imortal Cândido Mariano, Patrimônio do Povo Amazonense”, de Josafá Sicsu Júnior, uma homenagem especial aos policias da Rocam.
A escola contou com mais de 900 componentes, distribuídos em 13 alas e dois carros alegóricos: o abre alas “A Vitória da Pátria e o Exuberante Tucano” e o segundo, “Rocam – O orgulho do povo amazonense”, que fechou o desfile. A agremiação contou com três casais de Mestre Sala e Porta-Bandeira, com os temas “Amazônia Cobiçada, és Eldorado da Terra dourada”, “Coroas e brasões – Nosso símbolo, nossa força” e “Rajados de preto e amarelo”.
“Com as Bênçãos de Todos os Santos, Cidade Alta Exalta o Bom Malandro com Alma Verde e Rosa” foi o tema da Acadêmicos da Cidade Alta. O enredo, de Carlos Alberto, contou a história de Didi Redman, um dos grandes nomes do Carnaval Amazonense, e seu amor pela escola de samba Vitória Régia, do Grupo Especial de Manaus.
O desfile foi dividido em quatro blocos: Descendência, mostrando as raízes do homenageado; Folclore e Cultura Popular, segmento abraçado por Redman; religiosidade; e Carnaval. A escola contou com nove alas, sendo duas sincronizadas: “Império da Kamélia” e “Associação Ageesma”; dois carros e um módulo alegórico.
Na sequência, a Unidos da Cidade Nova fez um passeio pela trajetória do Cabo Maciel, com o enredo “Da Pedra Pintada o Filho da Terra Surgiu, no Coração do Amazonas Para Todo Brasil”. O amazonense se destacou pela atuação na polícia Militar e na política.
Para contar a história do homenageado, o desfile foi dividido em quatro temas – A Origem, A Carreira Militar, A Política e a Vitória –, subdivididos em 14 alas. A escola contou com um pede-passagem, “A pedra pintada”; um tripé “Símbolo de garra”; e uma alegoria “Proteção e benção ao guerreiro da Pedra Pintada”.
Já na madrugada de sábado (22/02), a Tradição Leste entrou na avenida cantando “O Caminho das Pedras”, de Gláucio Taveira Coelho. O enredo narrou a história da pedra na humanidade, desde a pré-história até os dias atuais.
A escola levou três alegorias para a avenida: “A grande caverna”, “A grande pirâmide e sua esfinge” e “Brasil: Santuário de obras e pedras”; e 12 alas, entre elas “Escravos do Faraó” (sincronizada), “As sacerdotisas” (Baianas) e “Império Romano – Obras Culturais”.
A Beija-Flor do Norte desceu a avenida lembrando “Abaciruja, O Índio Sonhador”. A escola revisitou o enredo defendido, em 2000, pela Unidos do Alvorada, do Grupo Especial de Manaus, e que fala da busca pela cura para os problemas que atormentam os povos da floresta.
Onze alas, um carro alegórico e dois tripés completaram o desenvolvimento do desfile representando os Escravos da Inocência, Portal da Extinção, o Jardim da Esperança, a Floresta Preservada em Chamas e a Cura para a Humanidade.
A Presidente Vargas abordou o universo do colunismo social por meio do enredo “Um Mundo em Letras, Poses em Fotos, o Bom da Vida, o Sorriso, Quem Acontece… A Presidente Vargas, orgulhosamente, apresenta: A Coluna Social. Abram as cortinas! Vem celebridade! Só Vem!”, de Saulo Borges.
Com 15 alas, dois carros alegóricos e dois tripés, a escola da Matinha mostrou os “Luxo dos salões”, fez uma “Viagem às redações”, falou sobre “Ostentação e Glamour – O poder financeiro das elites”, a “High society baré” e do colunismo na era virtual.
Para contar a história do líder da Fraternidade Universal de Jesus, a Vila da Barra cantou “Fé Sem Conhecimento é Fanatismo – A Trajetória do Mestre Adonai”, enredo de Roney Cruz e Rodrigo Fróes.
Foram 13 alas, divididas em três setores “Princípio da Missão”, “Nasce a profecia com os dons divinos” e “A visão, dom e paixão do mestre Adonai”.
Encerrando a segunda noite de Desfile das escolas de Samba de Manaus, a Dragões do Império defendeu o enredo “Dragões do Império Abraça: Compartilhando Histórias, Multiplicando Sorrisos”, de Carlos Silva e Jefferson Cavalcante, sobre Viviane Lima, nome forte na luta pelos direitos e inclusão da pessoa com deficiência.
Com dois tripés, um carro alegórico e 11 alas, a agremiação abordou temas como “O direito de ir e vir”, “Igualdade e respeito” e “Ser diferente é normal”.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Cabo Maciel, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus, Polícia, Polícia Militar, ROCAM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem

09/09/2025
Governo do Amazonas

Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Encontro Formativo fortalece práticas pedagógicas nas Escolas em Tempo Integral do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

Sepror profissionaliza mais de três mil produtores rurais em cinco municípios do Amazonas

09/09/2025
Governo do Amazonas

PACs de Manaus aumentam em 61% a oferta de serviços durante Mutirão da Cidadania

09/09/2025
Governo do Amazonas

Seas dá início à capacitação do programa Bolsa Família

09/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus