16:51 – 03/01/2020
FOTO: Divulgação/Hemoam
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) obteve 97,7% de aprovação dos pacientes com doenças do sangue e de doadores de sangue que frequentam a instituição. Os dados foram apontados em pesquisa de satisfação realizada no último quadrimestre de 2019. O resultado demonstra que o Hemoam manteve a qualidade do serviço ao longo do ano, considerando que nas duas pesquisas anteriores o índice de aprovação ficou acima de 96%.
O balanço anual da satisfação dos usuários foi divulgado nesta sexta-feira (03/01) pela ouvidoria do órgão. Nesse último quadrimestre, a pesquisa ouviu 733 usuários das áreas de atendimento ao paciente, ambulatório, doação de sangue e laboratório de análises clínicas. A avaliação considera diversos aspectos, dentre eles, conforto, serviço de limpeza, alimentação e atendimento.
As áreas que mais se destacaram positivamente foram as dos exames laboratoriais e da coleta de sangue na unidade da Maternidade Ana Braga, na zona leste da capital e a coleta externa (Vampirão). Esses três serviços foram avaliados com “Ótimo” por 98% dos entrevistados. A pesquisa é coordenada pela Ouvidoria do Hemoam e realizada quadrimestralmente.
Para a diretora e médica hematologista da Fundação, Socorro Sampaio, os resultados são excelentes e superou todas as metas da instituição, que são de manter a satisfação do público no mínimo em 90%.
“Nossa orientação é sempre tratar bem dos nossos usuários. A maioria dos nossos pacientes chegam aqui em situação delicada de saúde. Nossos doadores vêm aqui por um gesto altruísta, e o mínimo que podemos fazer é que eles se sintam bem ao chegar aqui. Portanto, a opinião deles importa muito”, enfatizou Sampaio.
Esforço coletivo – A diretora avaliou ainda que o resultado positivo demonstra um esforço coletivo por parte dos servidores e estimula para que a qualidade do serviço fique sempre em alta. No quadrimestre anterior, o índice de avaliação foi de 97,6%.
Para as áreas onde são registrados itens abaixo da meta, é estabelecido um plano de ação, no qual a resolução do caso deve ser apresentada até o quadrimestre seguinte.
Em linhas gerais, a pesquisa de satisfação funciona como uma bússola para a qualidade do serviço prestado pela Fundação Hemoam, instituição que realiza anualmente uma média de 26 mil consultas médicas, cerca 1,5 milhão de exames laboratoriais, e coleta e distribui mais de 50 mil bolsas de sangue.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas