Uma comissão de deputados liderada pelo parlamentar e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Dermilson Chagas (sem partido), deverá ir à próxima sexta-feira (6) ao Monte Horebe, fiscalizar as ações sociais do governo do Amazonas que não estão sendo cumpridas na desocupação, segundo o relato dos próprios moradores que estiveram nesta quinta-feira (5) na galeria do Poder Legislativo reivindicando.
De acordo com Dermilson, os moradores do Monte Horebe informaram que boa parte das ações sociais do Governo do Amazonas acordado com os próprios, estava sendo violada. “O governo garantiu que ia manter luz e água, cortaram, prometeu que assistentes sociais iriam de casa em casa fazer o cadastro, mentiram, pois, quem quiser ir lá com eles fazer, é feito. Estão sem poder sair, por causa de uma barreira instalada pela segurança pública. Ou seja, se sair e ficar muito tempo fora, não pode voltar. Então, isso é a violação. Ninguém está questionando outra coisa, só queremos garantir o direito dessas pessoas, prometido pelo Estado”, afirmou.
Dermilson ainda ressalta que não é a favor de invasão, mas é favor que o direito dos moradores seja garantido. “Então eles vieram até Assembleia para pedir uma comissão de deputados para acompanhar a desocupação. Já fiz o convite para os deputados, e alguns já me confirmaram presença como Saulo Vianna e Álvaro Campelo. Agora vamos aguardar o restante dos colegas se prontificarem para irmos lá ao Monte Horebe fiscalizar o cumprimento do acordo feito pelo Governo do Amazonas com os moradores”, disse.
Reintegração suspeita
Dermilson voltou ainda questionar a falta de apreensão de drogas, armas e traficantes durante a desocupação do Monte Horebe, tendo em vista, que dias antes o Secretário de Segurança Pública, Coronel Bonates e o vice-governador Carlos Almeida (PRTB) afirmaram que no local só existem traficantes. “Engraçado que o Carlos Almeida e seu Wilson Lima (PSC), falaram que todo mal está no Monte Horebe, mas esqueceram de mencionar que foi encontrada uma boca de fumo no condomínio de luxo do Coronel Bonates. Mas a realidade é essa, porque em período de campanha o vice e o governador foram até o Monte, prometeram resolver os problemas dos moradores. E agora dizem que lá só mora traficante. Então na época eles foram pedir voto de quem? De Traficante? Na hora que ele precisou do voto, não fez questão de olha os perfis das pessoas?”, questionou.
O parlamentar ainda defendeu que a ação do governo é eleitoreira e que a Polícia Federal, Ministério Público do Estado (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF), precisam investigar. “Eles precisam averiguar, pois onde há fumaça, há fogo. E não podemos admitir isso, porque hoje tem mais bandido no Governo do Amazonas do que em Manaus. Portanto, fica aqui a minha cobrança”, disse.
Gabinete do Deputado Dermilson Chagas
Texto: Assessoria do Deputado
Diogo Dias (92) 98101-2940
Saadya Jezine (92) 99154-2124
Gabinete (92) 3183-4514 / 3304-3791
Foto: Márcio Gleyson