Em ano de pandemia, o Governo do Amazonas está promovendo uma série de cursos para incentivar o empreendedorismo e a autonomia financeira dos diversos segmentos sociais no estado. Um deles é o curso de Técnicas e Tratamento Capilar, que acontece nesta quinta-feira (03/12), das 14h às 17h, no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, zona leste de Manaus.
O curso de “escovista”, como a atividade é mais conhecida, é uma parceria entre o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que administra os centros de convivência. A capacitação será realizada no salão de embelezamento do CECF Teonízia Lobo, e o treinamento ficará a cargo dos instrutores do Cetam.
De acordo com o diretor do CECF do Mutirão, Hefrânio Maia, o curso tem o objetivo de aperfeiçoar cabeleireiros e cabeleireiras na aplicação de técnicas e produtos inovadores, conforme a característica do cliente e a ocasião (festa de aniversário, casamento, formatura, entre outras). A atividade terá aplicação prática e envolverá o treinamento entre os participantes e clientes voluntários convidados pelos alunos e pelas alunas do curso.
“Essa iniciativa do Governo do Amazonas é importante porque o mercado do embelezamento proporciona aos profissionais desta área uma renda mensal entre R$ 1 mil e R$ 6 mil, de acordo com a o tipo de técnica utilizada e a região de atuação”, enfatiza o diretor do CECF Teonízia Lobo.