Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas segue com visitas a comunidades rurais para tratar de regularização fundiária
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas segue com visitas a comunidades rurais para tratar de regularização fundiária

16/02/2020
WhatsApp Image 2020 02 16 at 17.25.06 1 500x333 1 1
Compartilhar

21:35 – 16/02/2020
FOTO: Tácio Melo/Secom

Equipe do Governo do Amazonas esteve em mais uma comunidade rural neste domingo (16/02). Desta vez foi no município de Manacapuru, ouvindo as demandas da população da localidade Maniquara, onde aproximadamente 100 famílias convivem com problemas que vão da situação precária do ramal de acesso ao local à falta de regularização fundiária.
 “Nós vivemos com medo. Eu e minha esposa, por exemplo, cultivamos apenas culturas de ciclo rápido de produção, como macaxeira, hortaliças e criamos aves porque não temos título da terra, apesar de estarmos muito tempo aqui”, relatou Ivan Teles Monteiro, morador do Maniquara, ao falar da importância de a comunidade ter a terra regularizada.
A equipe do Estado foi coordenada pelo vice-governador e secretário-chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, que esteve defendendo essas mesmas comunidades quando era defensor público. “Estou retorno hoje aqui para concluir um trabalho que iniciamos lá atrás. Hoje, no Executivo, representando aqui o governador Wilson Lima, podemos trabalhar para atender essas demandas”.
 Segundo Carlos Almeida, a Secretaria de Cidades e Territórios (Sect), ex-Secretaria de Política Fundiária (SPF), está trabalhando no levantamento topográfico e cartorial da área, identificando toda a cadeia dominial para regularizar a terra no nome de quem hoje de fato a ocupa. Segundo ele, em se tratando de uma área consolidada, em que as famílias vivem há décadas, inclusive com produção agrícola, a regularização fundiária é uma questão sobretudo de justiça.
 Além da dignidade, a titulação também abre novas janelas de oportunidades para os agricultores. O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Flávio Antony, explicou que o título da terra dá acesso a linhas de financiamento para a melhoria e ampliação da produção.
 “E no aspecto da assistência técnica e comercialização dos produtos, o governo tem a ADS e demais órgão técnicos da Secretaria de Produção Rural (Sepror) para dar todo apoio necessário”, disse.
Outras demandas – Os mais de 100 comunitários presentes na reunião com o vice-governador e secretários de Estado também reclamaram do ramal de acesso à comunidade, que está em situação precária, prejudicando inclusive o transporte dos estudantes; e também da eletrificação rural, que precisa ser ampliada no Maniquara.
 Carlos Almeida se comprometeu em encaminhar os problemas para as secretarias responsáveis, como a de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), para estudo e elaboração de projeto; e ainda em mediar a questão da eletrificação, que está inserida em programa do Governo Federal, executado no estado pela concessionária Amazonas Energia.

Reportar Erro

[embedded content]

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manacapuru, Manaus, Transporte
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Detran AM Flagrante Entorpecentes Divulgac807 a771 o Detran AM 2
Governo do Amazonas

Detran-AM: Fiscalização flagra condutor com entorpecentes e cerca de R$ 1,3 mil em dinheiro, na zona norte de Manaus

07/06/2025
SEPROR PALESTRAS NA ECO AMAZONIA FOTO RUY NERY SEPROR 2 1024x683 1
Governo do Amazonas

Sepror realiza painel de debates sobre estratégias de comercialização agrícola sustentável e execução do Plano ABC+

07/06/2025
SECOM ajuda humanitaria arquivo defesa civil 1024x768 1
Governo do Amazonas

Operação Cheia 2025: Mais de 370 comunidades recebem ajuda humanitária do Governo do Amazonas

07/06/2025
Seap 01 audienciapublica 1024x682 1
Governo do Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

06/06/2025
Em Urucara governador Wilson Lima destina mais de R 700 mil para fortalecer setor primario 1 Foto Mauro Neto Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Em Urucará, governador Wilson Lima destina mais de R$ 700 mil para fortalecer setor primário

06/06/2025
Cosama Entrega das aguas dos bois Caprichoso e Garantido Fotos Reproducao Cosama 4 1024x1010 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Cosama realiza a entrega de copos envasados aos bumbás Caprichoso e Garantido

06/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus