Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Governo do Amazonas prorroga pagamento de imposto, parcela contribuições obrigatórias e anistia multa e juros de fundos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas prorroga pagamento de imposto, parcela contribuições obrigatórias e anistia multa e juros de fundos

15/04/2020
Compartilhar

Em virtude da queda do faturamento das empresas por conta do isolamento social e da política de restrição de funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais, o Governo do Amazonas publicou duas medidas para auxiliar os contribuintes que estão tendo o fluxo de caixa impactado pela pandemia do NOVO coronavírus (Covid-19).
A Resolução n˚ 14/2020-GSefaz, publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) nesta quarta-feira (15/04), autorizou a prorrogação de prazo para pagamento do imposto sobre circulação de mercadorias e Serviços (ICMS) e dos Fundos e Contribuições Financeiras (FTI, UEA, FMPES e FPS).
Nos meses de abril e maio, os contribuintes que recolherem no mínimo 50% do valor devido de ICMS/Fundos e Contribuições para a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (SEFAZ-AM) na data prevista no artigo 107 do Regulamento do ICMS no Estado do Amazonas (RICMS) e no artigo 22 do decreto nº 23.994/2003, poderão liquidar o restante do ICMS no último dia útil do mês de vencimento do imposto.
Para recolher, o contribuinte deve acessar o Domicilio Tributário Eletrônico (DT-e), funcionalidade no site da SEFAZ por meio da qual as empresas cadastradas podem ter acesso ao ambiente virtual da secretaria (leia o passo a passo mais abaixo).
Ontem (14/04), foi publicada no DOE a Lei n˚ 5.169, que autorizou o Poder Executivo a conceder anistia de multa e juros, tanto para recolhimento à vista como parcelado,  relativos às contribuições obrigatórias para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundo de fomento ao turismo, infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), Fundo de Fomento às Micro e Pequenas Empresas (FMPES) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) com fatos geradores até o mês de dezembro de 2019.
As empresas que recolherem os valores dos fundos à vista serão isentas do pagamento de multas e juros. Quem optar pelo parcelamento em até 12 parcelas, contará com desconto de 90% sobre as multas e juros. De 13 a 36 parcelas, o desconto é de 70%. Se a contribuição for recolhida de 37 a 60 parcelas, o desconto será de 50%.
Para adesão ao parcelamento, deve ser paga a primeira parcela no percentual de 5%. O valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 300,00.
A emissão da guia de pagamento à vista, assim como o parcelamento, devem ser feitos diretamente por meio do DT-e.
O programa de anistia tem validade até o dia 31 de julho de 2020.
Passo a passo – Para se enquadrar na proposta de flexibilização do pagamento do ICMS, basta pagar os 50% do valor devido via DTe, de acordo com o seguinte passo a passo:
1. Acessar “Débitos fiscais/emissão de DAR” (Documento de arrecadação estadual)
2. Visualizar o débito que deseja recolher e, ao lado direito da tela, clicar sobre a opção “Valor”
3. Será aberta uma janela, na qual o contribuinte PODE digitar o valor a recolher e imprimir o DAR correspondente
Para mais informações, o contribuinte PODE entrar em contato pelos números de telefone e email disponíveis no site da SEFAZ-AM (www.SEFAZ.am.gov.br), no banner “Portfólio de Serviços”, aba “Débitos e parcelamentos”, ou ainda conversar com um atendente por meio do chat on-line para dúvidas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Horta escolar sustentável em Manaus integra ensino da Matemática e práticas ambientais na EETI Bilíngue Professora Jacimar da Silva Gama

19/03/2026
Governo do Amazonas

FUnATI amplia ações no Março Lilás para prevenção do câncer do colo do útero entre mulheres com 60 anos ou mais

19/03/2026
Governo do Amazonas

Cia Vilaça estreia no Teatro Amazonas com ‘Uma Noite com a Cia Vilaça’ e apresenta ‘Mulher Jaguar’ e ‘O Astrolábio’ neste domingo

19/03/2026
Governo do Amazonas

Acústico Espantalho reúne clássicos da banda Espantalho em novos arranjos no Teatro Amazonas nesta sexta

19/03/2026
Governo do Amazonas

Garantia-Safra garante pagamento de R$ 1.200 a 275 agricultores do Amazonas em quatro municípios

19/03/2026
Governo do Amazonas

Fepiam destaca papel do artesanato indígena no Amazonas e no etnodesenvolvimento durante o Dia do Artesão

19/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus