O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), tem fortalecido a pesca artesanal, em especial no município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus). Na última quarta (08/07) e quinta-feira (09/07), foram assinados 26 projetos de crédito rural no valor total de R$ 380 mil.
Os projetos financiados serão para investimentos na aquisição de máquinas, equipamentos e itens para pesca. O Idam, como parceiro técnico, apoia e orienta os pescadores sobre a documentação necessária, realiza visita técnica e elabora os projetos de crédito encaminhados ao agente financeiro.
O gerente do Idam em Manicoré, Rigoney Nascimento, afirma que fica feliz em poder atender com a maior brevidade possível os pescadores, mesmo durante a pandemia e tomando todos os cuidados necessários. “A expectativa é que até o final do mês de julho eles recebam as máquinas e equipamentos que irão dar suporte à atividade de pesca”, disse.
Para o pescador Silvio Delgado Vieira, de 57 anos, da comunidade Terra Preta, o incentivo vai facilitar a logística de transporte do pescado. “Moro a 50 quilômetros de distância da sede do município e financiei um motor de 18 HP e um bote de alumínio. Hoje levo cerca de quatro horas para chegar à sede do município, e com a aquisição desses equipamentos, levarei em torno de duas horas. Isso vai diminuir o tempo de tráfego da sede para a minha comunidade. Sou grato ao Governo do Estado por esses equipamentos financiados”, comemorou.
Além da pesca, o município de Manicoré tem como principais atividades os cultivos de banana, melancia, mandioca, castanha-do-Brasil e açaí. Atualmente, o Idam assiste no município cerca de 900 agricultores familiares.
Parceria – Nesta semana, a Prefeitura de Manicoré e o Idam assinaram um Termo de Cooperação Técnica visando fortalecer os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na região.
Hoje, a prefeitura disponibiliza para a Unidade Local oito servidores que auxiliam na parte administrativa, além de técnicos em agropecuária que atuam nas atividades de campo, o que totaliza, junto com os servidores do Idam, 13 profissionais na unidade.