Preocupada com a segurança dos profissionais que trabalham na coleta de lixo em Manaus a vereadora Glória Carratte (PDT) encaminhou uma indicação ao Executivo Municipal, sugerindo a instalação de células de segurança, grades de segurança, nos caminhões coletores de lixo.
Segundo Glória Carratte, o objetivo é minimizar os riscos de queda aos quais os coletores de resíduos do município de Manaus estão expostos. “A atividade de coleta de lixo é classificada como uma das mais arriscadas e insalubres, esses trabalhadores ficam pendurados no caminhão durante o deslocamento. Precisamos tomar providencias para diminuir os acidentes, tão comuns na rotina de trabalho destas pessoas”, ressaltou.
A parlamentar ainda destacou que esses profissionais sofrem diariamente agressões emocionais e psíquicas e exercem uma atividade que exige muito esforço físico, posturas inadequadas, contato com materiais perfurantes e cortantes, agentes biológicos patogênicos e substâncias químicas.
Glória Carratte informou, que esse equipamento que transporta três a quatro pessoas, já foi testado em alguns estados, como o Espírito Santo, na região Sudeste. “É um equipamento seguro. Acredito que ele vai trazer maior segurança para os nossos profissionais”, afirmou.
Segundo a vereadora, em 2014, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acatou notificação recomendatória do Ministério Público do Trabalho (MPT) alterando a norma técnica NBR 14599/2014. Com a retificação, a ABNT recomenda que os trabalhadores que fazem a coleta de lixo não sejam transportados nos degraus dos veículos.
O equipamento Célula de segurança foi criado em 2015, por Jean Carlos Gomes Gonçalves, morador da Serra, estado do Espírito Santo, região Sudeste.
Texto: Dircom/CMM com informações da assessoria
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom /CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Glória Carratte sugere instalação de células de segurança nos caminhões coletores de lixo apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.