A vice-presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher, vereadora Glória Carratte (PDT), fez um desabafo sobre a reportagem publicada no fim de semana pelo Jornal A Crítica, sobre a participação das mulheres na política durante o pequeno expediente, no plenário Adriano Jorge, nesta segunda-feira (9/3).
Segundo a vereadora, no Amazonas, os partidos políticos usam as mulheres apenas para fazer legenda. A vereadora, que está no quinto mandato, explica que muitos partidos políticos fecham as portas às mulheres que já exercem cargos eletivos. “Os partidos não querem candidatas fortes para disputar votos com candidatos de primeira viagem. As portas ficam fechadas para quem deseja trocar de partido”, afirmou Glória.
Ela citou as vereadoras professora Jaqueline (sem partido) e Mirtes Salles (PL), que enfrentam o mesmo problema nesse momento que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu a ‘janela partidária’. “Todos falam da importância de abrir espaço para as mulheres na política, mas existe o preconceito com as mulheres que já estão na política. Esse preconceito não existe com os homens”, lamentou.
No final do discurso, Glória criticou a atitude de vários partidos que abrem espaço para mulheres, mas não oferecem condições para uma campanha justa e igualitária às dos homens. “Usam as mulheres apenas para preencher as vagas obrigatórias pelo TSE. O objetivo deles é fazer legenda para eleger os homens”, concluiu a vereadora.
Texto: Assessoria da vereador Glória Carratte
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Glória Carratte lamenta preconceito de partidos do Amazonas contra mulheres na política apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.