Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: FVS implanta Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti no sistema prisional de Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FVS implanta Programa de Brigadas contra o Aedes aegypti no sistema prisional de Manaus

16/11/2020
Compartilhar

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-AM) inicia nesta segunda-feira (16/11) a implantação do Programa Estadual de Brigadas contra o Aedes aegypti do Amazonas no sistema prisional de Manaus. O objetivo da ação, que segue até o dia 26 de novembro, é capacitar equipes da sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e internos para que sejam compostos, em cada um desses locais, equipes de brigadistas que serão responsáveis pelas vistorias semanais e eliminação de criadouros do mosquito além do monitoramento da doença nessas unidades.

As brigadas das instituições vão ficar responsáveis pelo controle do mosquito. “As turmas capacitadas assumem a responsabilidade de realizar as inspeções para identificar e eliminar criadouros de forma continuada. As ações contribuem para a intensificação das estratégias de combate ao vetor”, afirmou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto.

A implantação do programa inclui o treinamento sobre a estratégia de brigadistas para fazer mobilização na instituição e o monitoramento de vigilância ativa de casos suspeitos de dengue. “Abordamos a biologia do mosquito, a importância do checklist de eliminação de criadouros que leva, no mínimo, dez minutos semanais; além dos aspectos clínicos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, detalhou a sanitarista Josielen Amorim, do Grupo Técnico de Integração da FVS-AM (GTI).

A coordenadora da Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial – Dengue do DVA, Luzia Mustafá, apontou que será apresentado o cenário de infestação do mosquito com base no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegytpi (LIRAa) vigente, que classifica o Amazonas e Manaus como “médio risco” para dengue.

“Com o encerramento das implantações da brigada, as equipes passam a focar na prevenção contra a existência de criadouros”, disse.

A implantação é composta por três etapas: a inspeção para o controle do vetor; a educação em saúde e mobilização da instituição com a realização da educação em saúde no espaço; e a capacitação para monitoramento de suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya, que devem ser informados à FVS-AM.

O programa será implantado no Instituto Penal Antonio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), Centro de Detenção Provisória Masculino I (CDPM I), Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Penitenciária Feminina de Manaus (PFM), Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Brigadas – As Brigadas contra o Aedes aegytpi do Amazonas foram criadas em 2016. É uma iniciativa da FVS-AM e busca atuar no controle do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. “A iniciativa está presente em 234 escolas estaduais na capital e 130 instituições privadas e públicas (entre órgãos estaduais e federais)”, informou o diretor-técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

Os estabelecimentos que aderem ao programa recebem o selo da Brigada, produzido pela FVS-AM, que é instalado na fachada do local e atualizado anualmente. As unidades recebem visitas regulares de equipes técnicas ao longo do ano. O programa inclui também o monitoramento de casos suspeitos de dengue nas unidades que são informados via relatório mensal produzido pelos brigadistas e enviados à FVS-AM. O programa é aberto a novas adesões.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a dengue, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças (DVA) via Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV/DVA), Grupo Técnico de Integração (GTI) e Núcleo de educação em saúde e mobilização social (NES).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551. Os contatos específicos do DVA, GDTV/DVA e NES são, respectivamente, 3182-8547, 3182-8542 e 3182-8537.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Festival Olhar do Norte 2025 consagra vencedores em noite de premiação

22/09/2025
Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam alinham estratégias para ampliar captação de doadores de sangue no estado

21/09/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 230 vagas de emprego para esta segunda-feira

21/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima faz entregas para o setor primário e social em Urucurituba

21/09/2025
Governo do Amazonas

No Dia da Árvore, Ipaam orienta empreendedores sobre manejo florestal sustentável no Amazonas

21/09/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM contempla Urucurituba com 80 kits de segurança para mototaxistas e 71 selecionados para a CNH Social

21/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus