Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: FVS-AM participa de estudo do Ministério da Saúde para investigar óbitos em ambiente extra-hospitalar em Manaus durante pandemia de Covid-19
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

FVS-AM participa de estudo do Ministério da Saúde para investigar óbitos em ambiente extra-hospitalar em Manaus durante pandemia de Covid-19

22/05/2020
Compartilhar

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-AM) é uma das instituições parceiras do estudo para investigar os óbitos registrados em ambiente extra-hospitalar, ocorridos em Manaus, durante a pandemia de Covid-19. A investigação inicia nesta sexta-feira (22/05) e busca identificar a possível relação das mortes com casos da doença causada pelo NOVO coronavírus (SARS-CoV-2).
  A investigação é coordenada pelo Ministério da saúde por meio do Programa Treinamento em Epidemiologia Aplicada, realizado no âmbito dos Serviços do Sistema Único de saúde, e será feita em colaboração com a Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Semsa/Manaus) e a Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SUSAM). Essa investigação faz parte de uma resposta coordenada do Sistema Único de saúde (SUS) e está prevista como ação de vigilância em saúde.
 Para a investigação, foi realizado um cálculo amostral, resultando em 402 óbitos registrados por outras causas, não Covid-19. Os familiares das pessoas que evoluíram a óbito serão contactados para entrevista até o fim de junho de 2020.  As equipes das instituições participantes da investigação vão realizar entrevistas presenciais ou ligações telefônicas para coleta de dados.
  Os profissionais estarão em campo devidamente identificados com coletes do Ministério da saúde, da FVS-AM ou da Semsa/Manaus. As equipes irão utilizar carros oficiais das instituições. Serão realizados testes rápidos para detecção de anticorpos do SARS-CoV-2 em familiares das pessoas que foram a óbito. O intuito é estabelecer o vínculo epidemiológico da infecção por Covid-19.
 A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, pede a colaboração da sociedade para atender as equipes que estão realizando a investigação. “A colaboração de todos é essencial para ajudar na realização dessa investigação que é importantíssima para o esclarecimento dos óbitos ocorridos em pacientes que não tiveram acesso aos serviços de saúde e que, portanto, não foram testados para confirmação de Covid-19”, finalizou.
 Rosemary reforça ainda que o perigo não passou. “O Covid-19 é uma realidade e para sua proteção mantenha o distanciamento social e ponha em prática as medidas de prevenção continuamente para evitar o aumento de casos na população em geral”, explicou.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

UEA encerra Provas do Vestibular e SIS com balanço positivo e clima de tranquilidade em todo o Amazonas

28/10/2025
Governo do Amazonas

Cigás inicia nova frente de obras na avenida José Henrique Bentes, no bairro Monte das Oliveiras

28/10/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 102 vagas de emprego para esta quarta-feira

28/10/2025
Governo do Amazonas

Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas

28/10/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza capacitação para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

28/10/2025
Governo do Amazonas

‘Yerma’, de Villa-Lobos, estreia na Europa e inaugura aliança inédita entre Brasil e Espanha

28/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus