Os senadores Plínio Valério (PSDB) e Eduardo Braga (MDB) foram ‘sabatinados’, na quarta-feira (13/5), pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante a sessão plenária virtual, quando também foi realizada uma audiência pública para debater a questão da ajuda financeira dada pelo Governo Federal ao Estado do Amazonas, para o combate ao covid-19.
Fred Mota (Republicanos) aproveitou a oportunidade e perguntou ao senador Eduardo Braga qual a situação com relação ao recurso do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), durante o período de pandemia do coronavírus.
“Fico feliz que o senhor disponibilizou R$ 13 milhões para o interior beneficiando nossos irmãos. O mesmo sentimento, tenho com relação aos recursos destinados a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen) e a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD). Mas me preocupo com a situação dos estudantes e pergunto, como ficará o Fies?”, perguntou Mota.
O senador informou que na terça-feira (12/5) foi aprovado no Senado Federal, um Projeto de Lei, que reformula o Fies, aumentando o fundo garantidor e suspendendo os pagamentos dos estudantes até 31 de dezembro. “Eu espero que a Câmara dos Deputados vote essa matéria o mais breve possível para que possamos enviar para a sanção do Presidente da República”, comentou Braga.
O projeto prevê que o valor que não for pago em 2020 deverá ser renegociado pelo saldo de prazo e limite, de acordo com contrato de cada estudante, ou seja os valores não pagos no ano corrente, serão cobrados nos anos seguintes, conforme renegociação.
Texto: Priscila Rosas – assessoria do vereador Fred Mota
Foto: assessoria do vereador Fred Mota
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Fred Mota mostra preocupação com a manutenção do Fies devido a situação econômica atual apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.