O Projeto de Lei (PL) 001/2020 quer regulamentar a coleta e destinação final de garrafas de vidro não retornáveis que acondicionam bebidas, na cidade de Manaus. A proposta, de autoria do vereador professor Fransuá (PV), foi deliberada, nesta segunda-feira (17/2), pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante reunião ordinária, no plenário Adriano Jorge e encaminhada para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Conforme o texto do projeto, os estabelecimentos que vendem bebidas em garrafas de vidro, não retornáveis, diretamente para consumo no local, ou forneçam para a venda em varejo ou atacado, ficam obrigados a facilitar o recolhimento deste material.
O vereador ressaltou que tem apresentado projetos que garantem a preservação do meio ambiente, na cidade de Manaus. “A garrafa de vidro é algo que não é reaproveitada pelas industrias. E, isso causa um problema ambiental, pois a decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito”, ressalta o parlamentar.
Fransuá destaca que é preciso adotar providencias em relação ao grande número de garrafas que são despejadas todos os dias nas ruas, calçadas e igarapés da cidade de Manaus. “Nós precisamos ter um meio de coletar e destinar de forma ambientalmente correta”, reforça.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Fransuá apresenta projeto que pretende regulamentar descarte correto de garrafas de vidro apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.