Trata-se do Grupo de Pesquisa em Documentos Audiovisuais e Iconográficos (Imago), que apresenta uma proposta interdisciplinar congregando áreas de interesse tanto da Informação quanto da Comunicação. A iniciativa pioneira é do líder do grupo, professor Luiz Santana, do colegiado de Arquivologia.
Visando colaborar com o fortalecimento do tripé que mantém a universidade pública (ensino, pesquisa e extensão), o Imago é o primeiro grupo de pesquisa vinculado ao curso de arquivologia da FIC a expandir seus objetos de estudo, também, ao campo da Comunicação. Para tanto, o Grupo conta com a colaboração e vice-liderança da professora Camila Leite de Araújo, do curso de Jornalismo. O Imago está devidamente aprovado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam (Propesp) e certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
O Imago é interdisciplinar e interinstitucional, pois além congregar professores, pesquisadores e alunos da FIC, da Ufam, integra também os da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Desta forma, o grupo pretende discutir questões que envolvam a produção e os estudos tipológicos de documentos audiovisuais e iconográficos, seus usos, efeitos, sua gestão, bem como sua relação com as áreas de comunicação, informação e tecnologias em ambientes amazônicos. Ainda, o grupo pretende despertar os alunos de graduação à iniciação científica, assim como a manutenção dos mesmos no universo da pesquisa e divulgação da ciência.
“A proposta do Imago é a troca de experiências em pesquisa, onde possamos estimular os estudantes a partir desse processo de discussão, aproximação, construção e divulgação científica, visando estreitar a relação pesquisa e aluno nas áreas de informação e comunicação tendo como interesse em comum a temática tratada pelo grupo.”, pontua o líder do Imago, professor Luiz Santana.
Parcerias e ações
Além do desenvolvimento de pesquisas, visando a construção do conhecimento científico o Imago também tem seus projetos de extensão, que serão desempenhadas por meio do Cine & Vídeo Tarumã, parceiro nos trabalhos e atividades do grupo de pesquisa. As atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa, devido a pandemia e o distanciamento social, as ações propostas têm sido feitas no canal do Youtube da Faculdade de Informação e Comunicação, como, por exemplo, o I Seminário de Vivências Arquivísticas que ocorrerá a entre os dias 19 e 21 de outubro, a partir das 19h.
Outra ação voltada para os alunos de informação e comunicação são os minicursos que serão oferecidos entre os meses de outubro e novembro deste ano. Serão quatro minicursos que vão abordar o tema central: Gestão documental, acesso à informação e transparência no primeiro setor. Os instrutores são profissionais e professores atuantes na área de informação e comunicação com vasta experiência em seus ramos de atuação.
Ações afirmativas
Promover o estímulo à pesquisa em alunos de graduação e o contato com pesquisadores e professores com olhares diversos, interdisciplinar e interinstitucional. Em contrapartida, fortalecemos também a FIC por meio das pesquisas e ações desenvolvidas pelo Imago, uma vez que o conhecimento é construído de forma coletiva e seus benefícios também os são.