Na manhã desta quarta-feira (29), o deputado Felipe Souza (Patriota) apresentou dois requerimentos indicativos ao governador, Wilson Lima (PSC), em Sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Um para que o Governo feche parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e juntos possam fazer um convênio com a Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (Cermam), no sentido dos médicos que se formaram recentemente e aqueles que em breve também concluirão seus cursos, possam integrar equipes de profissionais da rede de saúde pública do Estado.
O deputado citou como exemplo e disse que o estado poderia seguir os mesmos moldes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) do Governo Federal instituído em 2011, com o objetivo de valorizar e estimular os profissionais de nível superior a comporem as equipes multiprofissionais da Atenção Básica, em especial da Estratégia de Saúde da Família nos municípios com maior percentual de pobreza, em áreas remotas e de difícil acesso, provimento e fixação de profissionais e áreas com populações em maior vulnerabilidade.
A sugestão de Felipe, é que todos os médicos aprovados que aderirem a esse programa, possam ter bônus de dez por cento na prova de residência, “é importante para eles e reforça a equipe de médicos atuando na linha de frente no combate a esse vírus”, ressaltou.
Outra indicação do parlamentar ao Governo tem relação com os médicos do nosso estado que se formaram em outros países e estão aguardando a prova do Revalida. Segundo o deputado, são quase 300 profissionais nessa condição. A indicação de Felipe é para que o governador tome as medidas necessárias para que essa prova possa ocorrer o quanto antes e esses médicos possam rapidamente começar a trabalhar e ajudar na rede pública de saúde.
Gabinete do Deputado Felipe Souza (Patriota)
Texto: Assessoria do Deputado
Paula Araújo Brandão (92) 99536-3662
Foto: Nahue Souza