Proibidos de funcionar por causa da pandemia de coronavírus, os consultórios e clínicas médicas em Manaus e interior do Estado estão de portas fechadas desde o dia 13 de março. A reabertura dos consultórios, que devem ser incluídos na lista de serviços essenciais, foi defendida nesta quarta-feira (15) pelo deputado estadual Fausto Jr (PV).
O parlamentar argumenta que muitos pacientes faziam tratamento médico em consultórios particulares, porém tiveram que interromper os cuidados à saúde por causa do decreto que suspendeu os serviços. “Devido a interrupção, milhares de pacientes tiveram que buscar ajuda nos hospitais e prontos-socorros da rede pública, sobrecarregando ainda mais os serviços”, alerta o deputado.
Outro risco apontado pelo parlamentar é a chance de contaminação pelo coronavírus. “Muitos pacientes, principalmente idosos, são obrigados a procurar a rede pública, onde também são atendidas pessoas com suspeita de coronavírus”, argumenta.
Fausto Jr. disse que vai conversar com o governador Wilson Lima (PSC) e com a secretária de Saúde, Simone Papaiz, para reverter a decisão que fechou as clínicas particulares. “Vou defender a reabertura de clínicas de pediatria, odontologia e cardiologia, entre outras, que são as mais procuradas pela população”, prometeu o deputado.
Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Hugo Bronzere (92) 99239-6271
Foto: Noa Magalhães