Na manhã da última quarta-feira (17/06), o Conselho Mundial da Água realizou a 72ª reunião da Assembleia de Governadores. Inicialmente, o encontro seria no início do mês de maio em Suzhou, China. Por decorrência da pandemia de Covid-19, a atividade aconteceu virtualmente por meio de plataforma de conferência remota.
O vice-presidente Norte da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) Fábio Alho que também preside a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), representou a instituição no evento. Foi uma oportunidade de análise do cenário em diversos países em relação aos recursos hídricos tendo em vista o atual período com o impacto do coronavírus no mundo. As recomendações de distanciamento social resultaram em cancelamento, adiamentos de eventos, ou adequação para os meios digitais.
Fábio Alho declarou que “todas as forças tarefas das câmaras técnicas dentro do financial times, da conduta dos recursos hídricos e do acompanhamento no macro do fórum mundial, estão sendo realizadas sem problema algum. Essa foi a tônica da reunião, os trabalhos continuam mesmo com a pandemia. Há uma preocupação efetiva e real do Fórum Mundial quanto a pandemia, mas os trabalhos devem ser continuados”, disse, ao ressaltar que a preparação para o 9º Fórum Mundial da Água de 2021, que acontecerá no Senegal, continua.
Fábio explicou ainda que foi montado um pequeno escopo da pandemia no contexto da água no mundo, inclusive pela representatividade da ABAR, da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento) e da SABESP (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) .
Também participaram da Assembleia, o presidente da Adasa, Sr Paulo Salles, e o diretor da Agência, que é vice-presidente Centro Oeste da ABAR, Jorge Werneck.
Fábio Alho participa de Assembleia do Conselho Mundial da Água Ageman.