O avanço da pandemia do coronavírus no município de Presidente Figueiredo (distante 121 km de Manaus em linha reta), onde o ex-prefeito Romeiro Mendonça subnotificou o número de casos da doença, contribuiu para a disseminação do vírus entre moradores. A denúncia foi feita nesta segunda-feira (20) pelo deputado estadual Fausto Jr (PV), durante Sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O deputado disse que esteve em Presidente Figueiredo no fim-de-semana, onde conversou com o prefeito em exercício, Jonas Castro (PSB). Ele assumiu a prefeitura no dia 4 de abril após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do ex-prefeito Romeiro Mendonça.
Funcionários do hospital Eraldo Neves Falcão denunciaram ao deputado a situação de abandono que viveu o município durante a gestão de Romeiro Mendonça. Equipes que atuam no combate à Covid-19 informaram que o ex-prefeito escondia propositalmente os números reais do coronavírus no município. A intenção, segundo os funcionários, era não causar pânico na população.
Ao receber as denúncias, Fausto Jr. disse que a subnotificação contribuiu para o aumento de casos da doença em Presidente Figueiredo. “Agora temos que correr contra o tempo para organizar a Saúde e proteger os moradores do município”, acrescentou.
Ao lado do prefeito Jonas Castro, o deputado fiscalizou as obras de reforma do hospital Eraldo Neves Falcão. O local terá o número de leitos ampliados e será entregue nos próximos dias à população.
Fausto Jr. também defendeu a união entre Assembleia Legislativa e Governo do Estado para auxiliar a prefeitura de Presidente Figueiredo nesse momento de crise.
“O município está passando por sérios problemas nos setores econômico e de saúde. Temos que apresentar soluções para defender os empregos e as empresas de Presidente Figueiredo, que já sentem os efeitos da crise”, propôs Fausto Jr.
Gabinete do Deputado Fausto Jr. (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Hugo Bronzere (92) 99239-6271
Foto: Noa Magalhães