Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Estudo apoiado pela Fapeam aponta risco de diabetes mellitus gestacional em restrição de proteína na gravidez
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Estudo apoiado pela Fapeam aponta risco de diabetes mellitus gestacional em restrição de proteína na gravidez

01/10/2020
Compartilhar

Mulheres com restrição de proteína durante a gestação correm risco  de desenvolver diabetes mellitus gestacional (DMG). Foi o que constatou o estudo intitulado “Protein restriction during pregnancy impairs intra-islet GLP-1 and the expansion of β-cell mass” (“A restrição de proteínas durante a gravidez prejudica o GLP-1 intra-ilhotas e a expansão da massa de células β”), publicado na revista científica “Molecular and Cellular Enfocrinology”.

A pesquisa desenvolvida pelo doutorando Edson Henrique Arruda foi apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Pós-Graduação da REDE de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (REDE Bionorte), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A finalidade do estudo foi avaliar mecanismos celulares e moleculares envolvidos nas adaptações das células beta à gestação. Primeiramente, porque o acesso ao pâncreas humano é limitado e pouco acessível, e as adaptações das células beta à gestação se assemelham em humanos e roedores. Assim, os mecanismos envolvidos na expansão e na função de células beta em modelos animais podem ter aplicabilidade direta na doença humana. Segundo, porque permitem entender a etiopatologia do diabetes mellitus gestacional e podem contribuir para avanços na sua prevenção e tratamento, explica o pesquisador.

Para o resultado parcial da pesquisa, foi utilizada a restrição proteica estudada em animais, especificamente ratas prenhes, foi verificado que a dieta pobre em proteína (como simbolizado pelo animal que recebe dieta hipoproteica 6%), ocasiona malefícios tanto para a mãe quanto para o feto.

“Foi notório o tamanho menor da prole e das ratas que se alimentavam durante a gestação com dieta pobre em proteínas. Além disso, verificou-se que a dieta com quantidade de 17% de proteínas era essencial para que a células beta pancreáticas continuassem produzindo insulina. Em nossas análises, verificamos que as ratas que comiam uma dieta hipoproteica ficavam pré-diabéticas porque as células possuíam uma maior resistência à insulina (menos sensibilidade ao hormônio)”, relata o pesquisador.

Aplicabilidade da dieta hipoproteica – É uma dieta que fornece o mínimo de proteína possível, uma alimentação pobre de proteínas. No trabalho, foi descrita a composição de dieta hipoprotéica (6% de proteína) purificada para indução de quadro de desnutrição em roedores.

A dieta em questão contém os seguintes componentes (g/ kg): amido de milho (480), caseína (71,5), dextrina de milho (159), sacarose (121), óleo de soja (70), microcelulose (50), mistura mineral AIN-93-G-MX (35), mistura de vitaminas AIN-93-G-VX, (10), L-cistina (1), cloridrato de colina (2,5).

Os ratos alimentados cronicamente com a dieta apresentaram sinais comumente presentes na desnutrição protéica humana e de animais de laboratório: redução do ganho de peso, hipoproteinemia, hipoalbuminemia, elevação dos ácidos graxos livres séricos e do glicogênio hepático.

A pesquisa foi aplicada com ratas Wistar de 90 dias, que foram separadas em quatro grupos e submetidas a prenhez e dieta hipoproteica.

O pesquisador destaca que, por meio do estudo, será possível tratar e evitar os milhares de indivíduos que são acometidos por diabetes mellitus tipo 2 todo ano e, eventualmente, num futuro oportuno, tentar responder à sociedade como se PODE prevenir ou inibir essa e outras doenças.

“Agora que já temos conhecimento de que a dieta hipoproteica prejudica expansão de massa de células beta e a produção do GLP-1 (hormônio semelhante ao glucagon) em ratas prenhes, Podemos partir para experimentação com outros genes da via de sinalização (proliferação e apoptose) e incrementar a dieta dessas ratas com um tipo de cogumelo amazônico (Pleurotos Ostreatus), na intenção de suplementar a dieta. É sabido por artigos científicos que esse cogumelo reduz níveis de colesterol e glicemia, e PODE-se abrir um parêntese para mais estudos com ratas grávidas, dieta suplementada, teor de proteína na dieta e cascata de sinalização para produção de insulina e desenvolvimento da massa células do pâncreas”,  pondera.

Diabetes mellitus gestacional (DMG) – É uma intolerância à glicose que se inicia ou é detectada pela primeira vez durante a gravidez. O DMG é caracterizado pela insuficiência das células beta-pancreáticas ao suprir a demanda corporal de insulina.

REDE Bionorte – Tem como objetivo integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e formação de recursos humanos, com foco na biodiversidade e biotecnologia. Os estudos geram conhecimentos, processos e produtos que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

24/12/2025
Governo do Amazonas

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

24/12/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

24/12/2025
Governo do Amazonas

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

24/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

24/12/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

24/12/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus