A última sessão de “A Caixa Mágica do Natal” foi realizada na noite de quarta-feira (23/12), encerrando mais uma temporada no Teatro Amazonas com uma mensagem de esperança para as famílias amazonenses, ao contar a história de uma criança que redescobre a magia do Natal. Ao todo, foram realizadas 20 sessões no Teatro Amazonas, seguindo os protocolos de segurança e saúde em prevenção à Covid-19, com 50% da capacidade do espaço, além de agendamento pelo Portal da Cultura, a fim de evitar aglomerações.
TV Brasil exibirá produção nos dias 24 e 25 de dezembro
“Tomamos todas as medidas para que pudéssemos oferecer um espetáculo seguro para o público e também para alcançar aqueles que estavam em casa e desejavam ver a montagem. A produção, que é premiada e feita por amazonenses, ainda será exibida nacionalmente, e é uma chance para quem não pôde, ou não conseguiu vir ao Teatro ou ver pelas redes sociais, prestigiar este lindo musical”, informou o secretário Marcos Apolo Muniz.
Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, a montagem teve uma média de 250 pessoas por sessão, além de transmissão pelas redes sociais.
Público – Entre o público presente na noite de encerramento, muitos estavam vendo o espetáculo pela primeira vez. Scarlett Mesquita, 27, levou os filhos de 5 e 2 anos, além do pai e do irmão. “Achei tudo muito maravilhoso, a estrutura, a iluminação e fiquei bastante encantada com os figurinos. Os meus filhos prestaram atenção do começo ao fim. Achei também que os protocolos foram bem seguidos. Estão todos de parabéns”, comentou.
O diretor cênico do espetáculo, Matheus Sabbá, agradeceu a Secretaria de Cultura e ao público pela nova montagem, e ressaltou o trabalho dos artistas. “Conseguimos realizar uma temporada linda, levando em consideração todas as recomendações de segurança, com um público que nos aceitou muito bem em todas as sessões. A classe artística sofreu muito neste ano e, ao mesmo tempo, foi essencial para produzir obras para as pessoas que estavam em casa e amenizar o sofrimento, então foi uma honra poder realizar esse espetáculo, subir ao palco e fazer o que amamos neste fim de ano, ao lado de gente tão talentosa”, declarou.
Exibição nacional – O público ainda terá a chance de ver “A Caixa Mágica do Natal”, que será exibido nacionalmente pela TV Brasil, canal 2.1 (TV aberta) nos dias 24, às 21h30, e 25 de dezembro, às 11h30 (horários de Manaus).
Lauriene Pacheco, 41, também levou as filhas e as sobrinhas, de 7, 5 e 2 anos, para prestigiar “A Caixa Mágica”. “Conseguimos vir no último dia e fiquei maravilhada. Foi a minha primeira vez. Tudo no espetáculo é lindo, a equipe do teatro e da produção merecem os parabéns. O que mais gostei foi o quanto a mensagem foi bem passada. Mesmo as crianças, sendo tão pequenas, conseguiram entender”, destacou. “Também me senti muito segura no Teatro. Tivemos um acesso sem aglomeração e distanciamento social na plateia”, relatou.
“A Caixa Mágica” – Com 1h20 de duração e embalado por uma trilha sonora com clássicos de Natal e referências pop, o espetáculo faz uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história de uma criança que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. Mas tudo muda quando, a pedido de sua avó, ela abre um baú de memórias, lê uma carta deixada por sua mãe e mergulha num mundo mágico ao lado do duende Jujuba. O texto é de Thaís Vasconcelos e a direção cênica é de Matheus Sabbá.
O espetáculo também será exibido no Facebook da TV Encontro das Águas, nos mesmos dias e horários; e Facebook da Secretaria de Cultura e economia criativa (@culturadoam), no dia 25.
Premiado – “A Caixa Mágica do Natal” ganhou três categorias do 20º Prêmio Cenym de Teatro Nacional: Melhor Figurino, Melhor Qualidade Técnica e Melhor Maquiagem, no mês de novembro, e venceu na categoria Musical Norte, por voto popular, na segunda edição do Prêmio Brasil Musical, em março.
A nova montagem do espetáculo conta com a Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, Corpo de dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas, em formações reduzidas. A direção musical é do maestro Marcelo de Jesus e a coreografia de Monique Andrade.