Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Escolas da rede estadual são indicadas a programa da Unesco
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Escolas da rede estadual são indicadas a programa da Unesco

04/12/2020
Compartilhar

Unidades foram selecionadas devido ao bom desempenho em suas atividades, no ano de 2020

Presente em 130 países, o Programa de Escolas Associadas (PEA), da Unesco, foi criado para estender uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Neste ano, o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, Ceti Gilberto Mestrinho, Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Cinthia Regia, Ceti Sérgio Pessoa, Escola Estadual (EE) Almirante Ernesto de Mello Baptista e EE Adalberto Vale são as seis unidades da rede estadual inscritas para integrar o Programa.

Os escolhidos para integrar o PEA serão divulgados após o Encontro Nacional das Escolas Associadas da Unesco, que segue até sexta-feira (04/12) com uma programação voltada às ações e práticas que impulsionam a Educação no Brasil.

O Amazonas é destaque na programação por ter sido o primeiro estado do país a retornar às atividades presenciais, em 2020. A coordenadora regional de Educação, Francisca Cunha Lima, e a secretária executiva adjunta da capital, professora Arlete Ferreira Mendonça, participaram do Encontro que, neste ano, está sendo realizado de forma virtual, com participantes nacionais e internacionais.

“A participação do estado, nesta edição, é de protagonismo, visto que nós fomos convidados a discorrer sobre as práticas realizadas não somente neste período de aulas presenciais, como também durante as aulas remotas, quando o Amazonas foi pioneiro com a iniciativa do projeto ‘Aula em Casa’, que levou conteúdos aos estudantes de toda a rede estadual, através da TV aberta, YouTube e aplicativos”, conta Arlete Mendonça.

Escolas associadas – A gestora do Ceti Elisa Bessa Freire, Maria do Carmo, destaca os motivos que levaram a escola a ser uma das indicadas ao Programa. “Este ano atípico trouxe uma série de reformulações que, hoje, já fazem parte da metodologia da nossa unidade escolar e, sem dúvida, não sairão tão cedo da nossa grade. Ferramentas como o ‘Aula em Casa’ e os mecanismos da plataforma Google [Classroom, Docs, Forms e Meet] foram essenciais para que esta fórmula fosse eficaz para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, explica.

Toda escola associada recebe um certificado internacional de unidade membro e tem o direito de utilizar a logomarca do PEA e do Ano Internacional em vigor. Pode receber também materiais produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais lançados com frequência pela Organização e demais instituições ligadas a ela. Por diversas vezes, alunos brasileiros foram convidados a viagens internacionais em função dessas atividades.

A EE Almirante Ernesto de Mello Baptista é uma das unidades da rede que buscam integrar o Programa. “Nossa escola tem projetos voltados para os quatro pilares da Educação Básica e o principal benefício [do Programa] é a participação da comunidade escolar, que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações e compartilha projetos e ideais, prática que já exercemos em nossa escola e que foi fundamental para o resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, frisa Cleny Ferreira Alves, gestora da unidade.

Além disso, já fazem parte do PEA a Eeti Roxana Pereira Bonetti, EE Cacilda Braule Pinto e EE Augusto Carneiro. No interior do Amazonas, a EE Tenente Antônio João, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros de Manaus), também integra o Programa.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Bessa, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Redação Informe Manaus 04/12/2020 04/12/2020
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura PAC em Lábrea e reforça oferta de serviços de cidadania no interior do Amazonas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega telessalas em Lábrea, o 19º município a contar com espaços para acesso à saúde especializada

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Lábrea e reforça atuação dos bombeiros no sul do Amazonas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado apresenta cronograma de ações do 2º Feirão Amazonas Meu Lar para construtoras credenciadas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Gêmeas siamesas do Amazonas recebem alta da UTI após cirurgia complexa de separação

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega mais de 130 próteses oculares e zera fila do procedimento na Policlínica Codajás

03/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus