Com o intuito de fortalecer classes importantíssimas à saúde do Amazonas, foi criado o Dia Estadual do Enfermeiro, Técnico em Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem, a ser comemorado dia 12 de maio. A Lei é de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP) e foi sancionada em 09 de janeiro deste ano.
“Durante 2019, lutei muito pela questão dos enfermeiros e técnicos em enfermagem terceirizados, pois sabemos da relevância desses profissionais no cuidado com os pacientes. Este dia é uma homenagem e vem para reforçar a categoria e dar voz perante a sociedade, ou seja, é mais um canal de comunicação com a população”,pontuou Mayara.
De acordo com a Lei, na data vão ser promovidas palestras, seminários e atividades lúdicas. A coordenação destes eventos fica sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde.
Vale explicar que a área de Enfermagem é composta por três categorias e ainda, há uma subdivisão, na classe Enfermeiro, que pode ser Enfermeiro Hospitalar e Enfermeiro Forense. Cada um destes grupos têm competências e características diferentes conforme a Lei Nº 7.498. Apesar de se tratar de funções diferentes e ter competências e características distintas, elas são interdependentes entre si porque se completam.
A data escolhida , 12 de maio, homenageia o nascimento da britânica Florence Nightingale, considerada pioneira da enfermagem moderna, conscientizando a importância do diagnóstico precoce como principal arma no combate ao câncer em crianças e adolescentes.. No Brasil, os primeiros enfermeiros foram os padres jesuítas que atuaram nas Santas Casas de Misericórdia, desde 1540. A baiana Ana Neri foi a pioneira em enfermagem no País e a primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.