16:32 – 31/01/2020
FOTOS: Wal Lima/ADS
Profissionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) estiveram no município de Presidente Figueiredo, na manhã desta sexta-feira (31/01), para uma ação de apresentação dos editais de doação onerosa, disponíveis para produtores rurais do Amazonas que tenham interesse em adquirir aeradores para piscicultura e embalagens para armazenamento e transporte de alimentos regionais.
Na ocasião, foram apresentados os modelos das embalagens aos produtores rurais, além de uma palestra sobre os conceitos da aquicultura e piscicultura, cadastro de aquicultura e licença prévia.
Para Enefátima Alvarenga, que é criadora de peixes e produtora de frutas e hortaliças no Ramal do Paulista, km 104 da rodovia BR-174, o evento foi muito produtivo, pois levou informações sobre assuntos técnicos que ainda geram dúvidas entre os produtores.
“Foi muito enriquecedor termos estas informações que a ADS trouxe para nós, informando sobre a qualidade das embalagens, sacos e aeradores disponíveis para nossa produção”, afirmou a produtora.
Hermenegildo Barroso da Silva também destacou a questão da valorização do produtor rural por meio das informações levadas pelos colaboradores da ADS.
“Estou há sete anos na minha área, mas sempre tem alguma questão que gera dúvida, por isso, precisamos que mais eventos como este sejam realizados, para agregar mais valor e conhecimento em nossa propriedade”, disse o produtor, que é responsável pela criação de tambaqui, pirarucu e matrinxã na Comunidade Cristo Rei, em Balbina, Presidente Figueiredo.
Doação onerosa – Os produtores rurais têm até o dia 22 de outubro deste ano para se habilitar nos editais de doação onerosa, disponíveis no site da ADS (www.ads.am.gov.br). Os produtos (aeradores, caixa de papelão e sacos de ráfia) estão sendo vendidos a preços subsidiados em até 80%.
Os aeradores disponíveis possuem as seguintes configurações: aerador 1,0 cv monofásico (600 unidades); Aerador 1,5 cv monofásico (200 unidades); e aerador 1,5 cv trifásico (200 unidades). A quantidade máxima de aeradores por piscicultor é de 10 unidades. No total, foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões em aeradores.
Já as embalagens são do tipo caixas em papelão e/ou sacos de ráfia de polipropileno (tamanhos 50x80cm e 70x100cm). Para cada produtor, a quantidade máxima é de cinco mil embalagens tipo caixas de papelão, mil sacos de ráfia polipropileno – tamanho 50x80cm, e 500 sacos de ráfia polipropileno – tamanho 70x100cm, por trimestre.
Credenciamento – Na capital, a documentação exigida no edital deverá ser entregue na sede da ADS, situada na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460, conjunto Atílio Andreazza, Bloco G, 1º andar, Japiim, zona sul. Nos demais municípios, a entrega poderá ser realizada nas unidades locais do Idam. O prazo para apresentação dos documentos é de 12 meses.
Reportar Erro
[embedded content]
Notícias Relacionadas