A vistoria em obras de mobilidade urbana, de melhorias para o trânsito e também de lazer e incentivo ao esporte integraram a agenda do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, neste domingo, 13/12. Entre elas estão a reconstrução do Terminal de Integração 1, na avenida Constantino Nery, o recapeamento de uma importante via da área central da cidade, uma estação de transferência de passageiros, além do Ulysses Boca Skate Park.
“Estamos fazendo grandes obras e tenho visto, diariamente, cada uma delas avançar muito bem. São estruturas importantes para a mobilidade urbana, para o embelezamento, modernização e contemporaneização da cidade de Manaus, que é uma metrópole, a capital da Amazônia, e merece ser tratada como tal”, afirmou o prefeito de Manaus, que segue conferindo obras pela cidade com prazo de entrega para os próximos dias.
A primeira parada de sua agenda no fim da manhã deste domingo foi a reconstrução do Terminal de Integração 1 (T1), na Constantino Nery. Arthur Neto destacou os desafios de reconstruir a estrutura do antigo terminal. “Nós enfrentamos o grande desafio de reconstruir o T1, tão necessário, e agora já estamos com a plataforma Norte quase pronta e a plataforma Sul quase toda concretada. Essa é uma corrida contra o tempo, que só é possível graças aos heróis que aqui trabalham”, comentou o prefeito, que mais uma vez fez questão de parabenizar os trabalhadores da construção civil, que estão, incansavelmente, no canteiro de obras que Manaus se transformou.
Ainda na região central da capital, na rua Quintino Bocaiúva, que interliga o bairro Educandos, zona Sul, ao Centro, o prefeito também acompanhou os trabalhos do Programa de Requalificação Viária e Urbana, em sua sétima etapa, o “Requalifica 7”, e destacou que “Manaus recebe um banho de asfalto, nunca antes visto na cidade”. Os trabalhos do Requalifica 7 na referida área iniciam na ponte Antônio Plácido de Souza – popularmente conhecida como ponte do Educandos – e seguem até o edifício “Garajão”, melhorando a trafegabilidade na área central.
O Terminal 1 será composto por duas plataformas, Norte e Sul, com mais de 250 metros de extensão. As novas plataformas de embarque e desembarque substituem as anteriores, seguindo o padrão das estações de transferências e do Terminal de Integração 6 (T6), em construção no bairro Lago Azul, na zona Norte.
“O Centro precisa ser revitalizado como um todo, faz parte da história de Manaus. Revitalizei os monumentos históricos, quase todos, está lá o antigo hotel Cassina de pé, agora como Casarão da Inovação, e servindo para tecnologia e incentivo ao empreendedorismo. Nós nunca esquecemos o Centro, estamos fazendo um trabalho consistente”, destacou, além de chamar a atenção para o fato de que as obras acontecem ao longo deste domingo devido ao pouco fluxo de veículos circulando.
Estação de Transferência
Já no início da tarde, o prefeito Arthur Neto conferiu as obras da estação de transferência de passageiros Arena, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, em frente à Arena da Amazônia. “Essa é a terceira estação que iremos entregar e está praticamente pronta, faltam apenas os arremates finais, como limpeza, acabamentos e os testes para que os motoristas dos ônibus se acostumem com a novidade. Essa é uma importante obra para a mobilidade urbana e um trabalho muito bem feito”, destacou o prefeito de Manaus.
As estações de transferência de passageiros em construção seguem o mesmo padrão da estação São Jorge e do Parque das Nações, já entregues e que funcionam com duas plataformas interligadas por elevadores e passarelas. Na prática, funcionam como um terminal, proporcionando ao passageiro fazer conexão com diversas linhas de ônibus da cidade, pagando apenas uma tarifa por sentido.
Com mais de 80% de serviços executados, as obras do Ulysses Boca Skate Park, que está sendo construído pela Prefeitura de Manaus no parque municipal Ponte dos Bilhares, na zona Centro-Sul, também foram vistoriadas pelo prefeito Arthur Neto neste domingo. O nome do skate park é uma homenagem ao jornalista e skatista Ulysses Paulo de Athayde Marcondes.
Skate park
“As pistas estão sendo construídas e já nesta segunda-feira entram na fase de concretagem. Essa obra tem um lado sentimental por ser uma homenagem ao nosso querido amigo Ulysses Boca, que se foi de uma maneira repentina. A empresa que assumiu essa obra, a Rio Ramp, entendeu a complexidade do trabalho e está empenhada nessa obra e nessa justa homenagem”, destacou Arthur Neto.
O projeto da pista do skate park contempla as duas categorias de skate mais praticadas no mundo: a street (skate de rua) e a park (mistura de bowl e banks, pistas em forma de conchas), a primeira da categoria na região Norte do país. A execução teve a assessoria de Ulysses Marcondes, conhecido como Boca, que morreu na última segunda-feira, 7, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
A vistoria realizada pelo prefeito também foi acompanhada pelo skatista Adônis Lopes, o “Adônis Perfeito”, que passou a dar a assessoria na execução das obras. No local os serviços são executados em regime integral, em três turnos, incluindo os fins de semana.
Texto – Síntia Maciel, Maryane Maia, João Pedro Figueiredo / Semcom
— — —
Fotos – Mário Oliveira / Semcom
Em pleno domingo, prefeito vistoria obras de mobilidade urbana e lazer Prefeitura Municipal de Manaus.
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmSMf5CT