O coronavírus chegou ao nosso Estado e transformou as nossas vidas.Por medidas de prevenção, estamos em isolamento social. Dentre todos os cuidados enfatizados, tais como o uso de álcool gel, lavar as mãos com água e sabão, higienizar a casa; existe também a preocupação quanto a saúde mental.
Como presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas, meu recado é para que você atenda as orientações das autoridades de saúde. Fique em casa, proteja a sua família, mas também cuide da sua mente e tente se ocupar nesse período.
Para enfatizar mais este assunto, preparamos algumas dicas, para enfrentarmos esse período de isolamento com mais leveza:
1- Filtre as notícias.
Cuidado com o excesso de informações. Escolha um momento do dia para se informar sobre saúde e a economia do nosso país. Sempre acesse os canais oficiais, tais como do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde. Acompanhe as sessões plenárias da Assembleia Legislativa e o mais importante, cuidado com as Fake News, compartilhe apenas as notícias oficiais.
2. Estabeleça rotina.
Mantenha a sua vida na mesma rotina da habitual, como os horários de trabalho, de alimentação, de estudos e não esqueça dos momentos de descanso e lazer.
3. Fique em contato com as pessoas importantes para a sua vida.
Aproveite a tecnologia, reúna os amigos por meio de vídeo chamadas, marque reuniões virtuais com a família, comemore os aniversários virtualmente, compartilhe seu dia, fale mais com as pessoas, não se sinta sozinho.
4. Cuide de você.
Faça o que você gosta, escolha livros, filmes, séries, escute músicas boas, pratique atividades físicas em casa, aprenda algo novo, busque pensamentos positivos. Assim você manda pra longe os sentimentos ruins.
5. Peça ajuda profissional.
Caso você esteja ansioso, depressivo, não hesite em pedir ajuda profissional. Fique atento aos perfis de profissionais de psicologia, que à disposição para oferecer amenizar a angústia de forma on line e gratuita.
O momento pede um gesto de solidariedade e muito amor ao próximo. Mesmo de longe, vamos cuidar uns dos outros.