Diante da repercussão positiva do hospital de campanha Gilberto Novaes, administrado pela prefeitura de Manaus, em parceria com o grupo Samel e o Instituto Transire, o vereador Elias Emanuel (PSDB) enviou a indicação nº 181/2020 à Prefeitura de Manaus pedindo a transformação do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes em unidade fixa do sistema de saúde do município e, a manutenção de uma ala específica para saúde indígena.
Aproximadamente 500 pacientes vítimas da Covid-19 tiveram alta do hospital, entre elas, 28 de várias etnias, sendo que 25 dos pacientes indígenas já receberam alta e moram, principalmente, na comunidade Parque das Tribos.
Segundo Elias, é necessário ter essa atenção maior à saúde indígena porque Manaus é a capital que tem o maior número de indígenas morando em território urbano de todo Brasil, aproximadamente 35 mil: “Esse é um compromisso concreto com a saúde dos povos originários da nossa cidade e do nosso estado, ter um hospital com uma ala especifica para o povo indígena é um gesto de respeito e reconhecimento”, disse o vereador.
O hospital foi construído onde seria uma escola do Projeto de Expansão de Melhoria Educacional da Rede Municipal, com investimentos que foram feitos com empréstimos para educação e, por isso, segundo o parlamentar, o prefeito terá alguns empecilhos para manter a unidade funcionando como hospital, caso aceite as indicações.
“É uma instituição que ganhou reconhecimento pela excelência da parceria público- privada e que só teria a agregar ao povo manauara”, disse Elias, ao se referir que a iniciativa vai em conjunto com um dos maiores objetivos da República Federativa do Brasil, que é a promoção do bem de todos, sem preconceito de raça, sexo, cor, idade, idade e quaisquer outra forma de discriminação.
Texto: Jamyly Macedo – assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha-Dircom/CMM
O post Elias Emanuel requer permanência de hospital de campanha com ala indígena, após pandemia apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.