O vereador Elias Emanuel (PSDB) realizou nesta sexta-feira (13/3), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma audiência pública com o objetivo de discutir a temática da Campanha da Fraternidade 2020, que traz como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. O evento contou com a presença do arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Steiner, figuras públicas e pastorais da igreja católica.
A campanha da fraternidade é um evento da igreja católica que atua há mais 56 anos a serviço dos necessitados, buscando abrir os olhos das pessoas para a solidariedade e amor ao próximo. Esse ano a Campanha da Fraternidade é inspirada na primeira santa brasileira, irmã Dulce dos Pobres que dedicou sua vida a serviço dos mais oprimidos e tem como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 12:33-34), portanto, durante a audiência foram discutidos temas de relevância social como o feminicídio, abandono de crianças e idosos, suicídio, aborto e violência.
“A igreja tem essa capacidade de mobilizar a sociedade no período da quaresma e trazer para a luz os dramas sociais. A vida tem sido muito desrespeitada, então trazer a campanha para dentro da Câmara Municipal é uma forma de dar uma sacudida em todos nós e a partir da experiência da igreja católica, semearmos um futuro de políticas públicas com uma sociedade mais cidadã”, disse o vereador.
Dom Leonardo Steiner compôs a mesa de autoridades e enfatizou que os temas discutidos na audiência são vitais para a sociedade e precisam estar sempre presentes no legislativo, executivo e judiciário: “A vida é o que temos de mais precioso, trazer essa discussão para o legislativo é uma forma de fazê-lo nos ajudar a perceber a importância dela como um dom e ao mesmo tempo um compromisso com a vida, então se nós percebemos o grande dom que a vida é com certeza nos comprometeremos muito mais com ela, nos comprometeremos com o sentido da ética e justiça”, destacou.
Durante os debates a questão do abandono de idoso foi bastante citado uma vez que em 2019 aproximadamente 70% dos 150 casos atendidos mensalmente pela Defensoria Pública de 1ª Instância Especializada de Atendimento ao Idoso estavam relacionados à negligência no cuidado com os idosos ou abandono. Diante dessa realidade, uma proposta de lei foi lançada a Elias Emanuel, de criar uma casa de passagem para que os idosos possam ficar durante o período de tramite de localização da família, onde possa receber os devidos cuidados.
A desembargadora Socorro Guedes, que participa do grupo Operadores do Direito: Direito e Fraternidade que trabalham a questão da fraternidade dentro de seus ambientes de trabalho há mais de 13 anos também compôs a mesa de autoridades. “Nós cremos que se cada um de nós formos responsáveis por construir pontes e evitar que os relacionamentos sejam somente uma conversa, criando relacionamentos fincados no amor, na doação e serviço, o mundo seria melhor, porque nos cremos que é possível construir essa nova humanidade que crer no amor”.
Ao final da audiência, 20 pessoas receberam certificados de honra ao mérito pelo relevante trabalho evangelizador na cidade de Manaus, na valorização da vida como orienta a CF 2020.
Rosivaldo Oliveira Vieira do movimento do terço dos homens que foi um dos homenageados ressaltou que servir é uma obrigação dos cristãos: “Nós, como cristãos, devemos abraçar essa causa, eu não tenho muito o que oferecer, mas ofereço meu trabalho, visito os enfermos, os idosos e aqueles que não podem ir a igreja, levo a comunhão a eles”, disse.
Elias Emanuel baseou a audiência pública nos dizeres de Santa Dulce dos Pobres que frisava: “o importante é fazer a caridade, não falar da caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus”.
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Elias Emanuel realiza audiência pública para debater tema da Campanha da Fraternidade apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.