O vereador Elias Emanuel (PSDB) demonstrou preocupação com a retirada da empresa Petrobras do Amazonas e pediu providências do governo estadual para contornar a situação. O pedido foi feito durante a sessão plenária remota da Câmara Municipal de Manaus (CMM), desta segunda-feira (29).
Como informou o parlamentar, a Petrobras anunciou na última sexta-feira (27) a venda da totalidade de sua participação em um conjunto de sete concessões de produções terrestres localizadas na bacia do Rio Solimões. O processo consiste na cessão dos direitos de exploração, desenvolvimento e produção de óleo e gás natural, incluindo as unidades de processamento de produção e instalações logísticas de suporte.
De acordo com Elias Emanuel, o grande fator que fez com que a empresa tomasse essa decisão foi o monopólio de gás do Amazonas. “Se a Petrobras que é a maior petrolífera da América Latina não conseguiu desmontar o monopólio do gás do Amazonas, qual seria o grupo empresarial que teria motivação de investir em nosso estado? Quem irá se arriscar?”, questionou Elias.
O parlamentar parafraseou o prefeito Arthur Neto sobre o assunto, ao dizer que está na hora do governo do estado tentar sensibilizar a Petrobrás diante desse caso, e disse também que é preciso enxergar a Amazônia como um ponto estratégico, deixando claro que não concorda com o monopólio. “Tem que abrir para o mercado”, completou.
Elias concluiu o assunto reiterando preocupação com a perda principalmente de empregos e, consequentemente, pelo recolhimento de impostos e royalties que beneficiam tanto Manaus quanto Coari.
Novo complexo viário
O vereador aproveitou o tempo dele na sessão plenária para parabenizar o prefeito Arthur Neto pela inauguração do novo complexo viário Ministro Roberto Campos, na avenida Constantino Nery, que ocorre nesta segunda-feira às 16h.
“Não poderia deixar de parabenizar o prefeito Arthur por esse complexo que vai facilitar o trânsito e a mobilidade nesse corredor que é o mais antigo da cidade de Manaus”, elogiou.
Com a entrega do maior complexo viário da capital, a prefeitura lança duas linhas de ônibus para transportar os moradores dos bairros das zonas Oeste e Centro-Oeste, diretamente para a nova estação de transferência São Jorge.
#petrobras #eliasemanuel
#governodoestado #complexoviario
Texto: Assessoria do vereador Elias Elias Emanuel
O post Elias Emanuel pede ação do governo estadual sobre a retirada da Petrobras no Amazonas apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.