O vereador Elias Emanuel (PSDB) apresentou, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o lema da Campanha da Fraternidade, que este ano debate a missão da santa Dulce dos Pobres com a proposta “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Segundo o vereador o tema é perfeitamente adequado à situação vivida pela jornalista Patrícia Melo que foi assediada pelo Presidente da República e a família do também jornalista Cristiano Góes, falecido na última terça-feira (18/2).
A campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica, todos os anos, iniciando na quarta-feira de cinzas e encerrando no domingo de Páscoa, sempre buscando discutir e levar a sociedade a refletir sobre temas atuais no Brasil e no mundo. Em um ano de intensa imigração e denúncias sobre fakenews, feminicídio e assédio, o lema de 2020 convida a população a se colocar no lugar do outro.
Para o vereador, que é católico, a Campanha pretende priorizar a vida: “O Brasil tem uma triste estatística de que 31 pessoas cometem suicídios por dia e também de que 60% dos casos de depressão, levam a automutilação. A Santa irmã Dulce dos Pobres soube muito bem devotar sua vida em favor dos mais vulneráveis. O importante é fazer a caridade, olhar a necessidade dos outros e ajudar!”.
Segundo Dom Antônio Celso de Queiroz, bispo emérito da Diocese da Catanduva, a campanha da Fraternidade é o único momento em que a Igreja no Brasil convida todos os brasileiros a se debruçar sobre um desafio social e buscar pistas para solucioná-lo. “A Campanha nasceu para ir além das paredes e portas de nossas igrejas”, disse.
Ainda no lema da Fraternidade, o parlamentar destacou as últimas ações do comando executivo do país que tem sido acusado de desrespeitar mulheres nas suas mais diversas atividades. O caso mais recente aconteceu com a jornalista Patrícia Melo, que foi acusada pelo Presidente da República de tentar usar o próprio corpo para obter informação. Elias, que é jornalista, defendeu não apenas a colega de profissão, mas todas as mulheres brasileiras, deixando claro seu repúdio em relação a falta de respeito.
“Respeitar a dignidade de cada trabalhador é comportamento fundamental de todos aqueles que estão investidos de função pública, principalmente o Presidente da República”.
O vereador encerrou seu discurso lamentando a morte do jornalista Cristiano Góes, ocorrida nessa terça (18/2). Elias lembrou que os dois trabalharam juntos na Rede Amazônica e destacou o jornalismo de excelência exercido pelo profissional que deixa agora um vácuo na imprensa local.
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Elias Emanuel destaca Campanha da Fraternidade e pede que as pessoas tenham mais empatia apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.