Mais uma vez o vereador Elias Emanuel (PSDB) falou na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) sobre o descaso do Governo do Estado para com a segurança. Na última segunda-feira (10/2), a capital amazonense foi surpreendida com fogos de artifício que celebravam o controle do narcotráfico, demonstrando as falhas na inteligência da cidade.
O vereador começou sua fala lembrando o susto que os manauaras passaram e citou que o caos da segurança pública não começou agora, criticando inclusive a decisão do governador Wilson Lima em procurar o Ministério da Justiça após o foguetório que propositalmente mostrou a expansão territorial da facção.
No mês de janeiro a ocorrência de crimes violentos em Manaus foi destaque em rede nacional, informando que 117 pessoas teriam sido mortas, um aumento de 60% nos casos, em relação a 2019. O parlamentar criticou a postura das autoridades dizendo que a razão para que o alarme fosse soado é apenas uma: o crime se instalou nas altas classes sociais.
“Sabe por que todo mundo ficou assustado? Eu vou dizer. Enquanto só matavam no Monte Horebe, na Compensa e no Viver Melhor estava tudo bem. Mas o foguetório comprovou que eles estão em toda cidade e podem sitiar a Ponta Negra, Efigênio Sales e faculdades. Só por isso eles resolveram acordar”
Caso semelhante já aconteceu em Fortaleza que teve a cidade tomada pela criminalidade, registrando mais de 3 mil homicídios em um ano e segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará a guerra entre facções criminosas foram o principal motivo.
“A disputa entre grupos criminosos tem sido o maior motivador dessas mortes. Esse conflito de criminosos termina muitas vezes com eles matando uns aos outros ou muitas vezes matando usuários e devedores de valores relacionados ao consumo de drogas”, afirmou
Para Elias, que é ex-secretário de Assistência Social, a solução é investir em políticas públicas assistênciais, assegurando os direitos de quem vive à margem da sociedade, dando opções de uma vida em sociedade com igualdade, respeito e desigualdade. O parlamentar relembrou ainda a trajetória da cidade de Medelin, na Colômbia que superou a marginalidade investindo em inteligência e assistência, deixando no passado o reinando da marginalidade.
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Elias Emanuel critica inteligência do Governo e pede mais investimento na assistência apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.