A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) e o Disque Direitos Humanos (Disque 100), ganharam mais uma plataforma para ajudar na denúncia de crimes de violência contra a mulher e de violações de direitos humanos. Os números de denúncia agora podem ser chamados por meio da plataforma de mensagens do Whatsapp, facilitando assim a denúncia dos crimes.
“É mais uma plataforma de denúncia para a sociedade adequada ao uso das ferramentas de redes sociais disponíveis. Facilita o acesso das pessoas a esse importante canal de denúncias”, ressalta o Promotor de Justiça Rodrigo Miranda Leão Júnior.
O Disque 100 tem como objetivo de receber e acolher denúncias, procurando interromper a situação de violação de direitos humanos, é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Por sua vez o ligue 180 que é um serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), e tem como objetivo essencial o enfrentamento à violência contra a mulher que, além de registrar denúncias de violações contra mulheres, encaminhá-las aos órgãos competentes e realizar seu monitoramento, o Ligue 180 também dissemina informações sobre direitos da mulher, amparo legal e a rede de atendimento e acolhimento.
Texto: Jhualisson Veiga – ASCOM MPAM
Editado por Arnoldo Santos – ASCOM MPAM
Imagem: ilustração digital