Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (20) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em que foi votada Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e outros Projetos de Leis (ver matéria sobre a votação), os deputados aproveitaram o Pequeno Expediente para falar de temas diversos, como Serafim Corrêa (PSB) que abriu os debates destacando o centenário do ex-governador, ex-deputado federal e ex- senador José Lindoso. “Se vivo estivesse, completaria 100 anos na sexta-feira (21)”, lembrou Serafim. Ele também citou o centenário do ex-governador Plínio Coelho, em fevereiro deste ano.
O deputado Adjuto Afonso (PDT) agradeceu ao senador Eduardo Braga por cobrar das autoridades competentes os investimentos necessários para o Amazonas, como obras em portos e aeroportos e o início da revitalização da BR-319.
Sede da Delegacia
Por sua vez, o deputado Dermilson Chagas (Podemos) comentou os termos de funcionamento da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção, como a sede de funcionamento, por exemplo. Segundo o parlamentar, por enquanto só se sabe que a especializada ficará na Avenida Professor Nilton Lins, no bairro de Flores. “O governador agiu muito rápido, tendo, inclusive já nomeado o delegado Guilherme Torres. Tenho buscado saber o endereço especificamente, até mesmo para que nós parlamentares possamos conhecer a estrutura, saber quantos servidores vão colaborar com o combate à corrupção e até levar possíveis demandas à delegacia”, sugeriu.
Sala de Amamentação
A líder do governo, deputada Joana Darc (PL), respondeu ao colega, concordando que seja feita uma visita ao endereço para averiguar o funcionamento da nova delegacia. Além disso, a deputada falou sobre o Projeto de Lei nº 485/2019 que prevê a disponibilização de salas para amamentação, extração, armazenamento e conservação adequada do leite materno nos prédios públicos ou nas instituições privadas nas quais estudem ou trabalhem mais de 20 mulheres ou possuam mais de 50 funcionários. O projeto, mesmo tendo sido apresentado em 2019, ainda se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia (CCJR/Aleam). “Peço a colaboração dos colegas que fazem parte da CCJR para que a gente possa trazer esse projeto para votação em plenário, pois esse é um projeto importante para as mulheres e para os bebês, visto que a amamentação é um direito constitucional e no Estatuto da Criança e Adolescente”, ressaltou, sugerindo a disponibilização de uma sala também na Assembleia.
Therezinha Ruiz (PSDB) parabenizou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) pela classificação entre os melhores cursos de Direito do Brasil, tendo recebido cinco estrelas do Índice Aguillar Education (IAE). “Precisamos parabenizar a equipe de técnicos e docentes e parabenizar a UEA também, por isso apresentamos uma moção de parabenização ao reitor Cleinaldo Costa pelo avanço da UEA na capital e no interior”, afirmou.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Elisa Garcia Maia