Em 2019, o Amazonas registrou 17 casos de Feminicídio, sendo 12 na capital e cinco no interior. Numero que coloca o estado como terceiro do País. Por isso, para reforçar o combate a este tipo de crime aqui no estado, um projeto da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP), virou Lei: é o PL que cria o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a ser comemorado em 09 de março.
A data foi escolhida porque é o mesmo dia em que foi sancionada a Lei Federal do Feminicídio, quando devem ser realizadas palestras, campanhas, seminários, e outras atividades visando conscientizar a população sobre a importância do combater esta e outras formas de violência contra a mulher.
Em seu texto, o projeto se justifica com a intenção de garantir um “dia de luta”, que reúna poder público e sociedade civil no combate à violência e assassinato com motivação de gênero.
” Os números são muito preocupantes e precisamos zerá-los. Por isso, a luta pelos direitos da mulher é uma das minhas prioridades no mandato. E a nossa Lei vem justamente para reforçar este combate. É fundamental que as mulheres conheçam os direitos e lutem pela igualdade de oportunidades, e esse dia vem para reforçar ainda mais essa conscientização”, explicou.
E para celebrar esta data e alertar ainda mais a sociedades sobre este problema, Mayara Pinheiro e a deputada estadual Therezinha Ruiz organizam no dia 14 de março, uma caminhada no Centro de Manaus.