O intuito é orientar gestores e professores acerca dos desafios enfrentados durante o regime especial de aulas não presenciais
Saber se comunicar é uma necessidade para profissionais de todas as áreas e na Educação não seria diferente. Em um momento em que canais institucionais e redes sociais são as melhores alternativas para se manter um bom relacionamento entre professores e alunos, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto debateu, durante nova edição da roda de conversa “Sala do Professor, as bases da comunicação assertiva.
O intuito é orientar gestores e professores acerca dos desafios enfrentados durante regime especial de aulas não presenciais. O bate-papo foi transmitido ao vivo pela TV Encontro das Águas e Internet, por meio do YouTube.
Para a professora e especialista em terapia comportamental Adriana Magalhães, a eficácia de um bom trabalho desenvolvido entre professores e estudantes tem a comunicação como um dos pilares. “Sem dúvida, a forma como nos comunicamos influencia diretamente no comportamento dos estudantes, por isso, é necessário adotar algumas estratégias que embasem o diálogo, tais como agir com objetividade, clareza e compreensão”, explicou.
A comunicação não-violenta, método da comunicação assertiva, foi enfatizada pela advogada e especialista em Comunicação Empresarial e Marketing e Direito Público, Daniela Cardoso, e também norteou a discussão.
“A comunicação não-violenta precisa ser feita em conjunto, através do diálogo. Sentir-se acolhido e apoiado faz toda a diferença, é preciso observar se estamos sendo objetivas e pontuar regras para essa relação”, disse.
Durante a nova edição da “Sala do Professor”, o público encaminhou, ainda, perguntas à equipe pedagógica da pasta, que foram respondidas pelas especialistas.
Exibição – A “Sala do Professor” será transmitida todas as quartas-feiras, nos canais do “Aula em Casa”, na TV Encontro das Águas; YouTube; aplicativo Mano; e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).