Após a convocação dos aprovados no concurso da Agência de Defesa Florestal e Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), os deputados ressaltaram, durante a Sessão Plenária virtual desta quarta-feira (17), a importância de o Governo do Estado convocar também os aprovados no último concurso do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam) para fortalecimento do setor primário amazonense.
O deputado Dermilson Chagas (Podemos) manifestou sua indignação com a contratação de funcionários através da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Aades) para órgãos ligados ao setor primário, como o Idam, que possui aprovados no último concurso em 2019 que ainda não foram nomeados. Segundo ele, os contratados ocupam vagas em detrimento daqueles que foram aprovados via concurso público e têm direito à nomeação.
Em resposta, a líder do Governo na Casa, deputada Joana Darc (PL) discursou, reconhecendo a importância dos profissionais e dizendo que já solicitou uma reunião com os aprovados do concurso do Idam, lembrando que existem candidatos aprovados aguardando nomeação de outros concursos, como da Polícia Militar, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.
O deputado Augusto Ferraz (DEM) reconheceu a importância da nomeação dos aprovados para o setor primário, para ‘nortear’ os agricultores familiares no plantio, cultivo e colheita, fortalecendo o setor. Aproveitando a o discurso de Ferraz, Adjuto Afonso (PDT) destacou que o setor primário contribuiu com o aumento de 4% do produto interno bruto (PIB) do Amazonas no primeiro trimestre de 2020 com 2,13%, o que reforça a importância do setor para a economia do Amazonas como um todo.
Economia
A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (PP) destacou que cerca de 31% dos amazonenses foram beneficiados pelo auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal. Segundo a deputada, dos 15 bilhões que já estão sendo liberados para todo Brasil, cerca de 257 milhões chegaram ao Amazonas e isso é uma assistência às pessoas que foram prejudicadas com o isolamento social, ou porque não puderam trabalhar ou porque são donos de negócios afetados e tiveram de fechar as portas. Com o retorno parcial de algumas atividades, a parlamentar lembrou a importância do cuidado e da prevenção na volta do comércio.
Liberação de recursos
Durante a Sessão Plenária, o deputado Cabo Maciel (PL) agradeceu aos parlamentares que destinaram emendas ao município de Itacoatiara (a 176 km de Manaus). O deputado se disse otimista pela liberação dos recursos provenientes das emendas na ordem de R$ 939 mil que vai possibilitar a compra de insumos e medicamentos para o Hospital José Mendes, no município. Além disso, outras emendas importantes, como as que alocam recursos para construção do Porto de Itaubau, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), de um hemonúcleo no município, de autoria da deputada Therezinha Tuiz (PSDB), devem contemplar o município.
Na área de economia, Serafim Corrêa (PSB) comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto ao Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) que deve ser recolhido no estado onde o veículo circula e não onde foi emplacado. A exemplo dos carros de locadoras, que geralmente são emplacados em outros estados mas circulam no Amazonas, o deputado afirmou que a medida deve gerar mais receita ao estado e a Manaus.
Energia
Mais uma vez o discurso do deputado Álvaro Camelo (PP) foi voltado para a precariedade do serviço de energia elétrica prestado no interior, em especial, nos municípios de Carauari (a 788 km de Manaus) e Anamã (a 165 km de Manaus). De acordo com o parlamentar, há falta de energia elétrica por até dez dias nas comunidades rurais de Anamã e os apagões geram prejuízos aos consumidores com a queima de aparelhos eletrônicos, o que motivou o deputado a pedir da Eletrobrás Amazonas Energia providências quanto à regularização do serviço.
Esportes
O deputado João Luiz (Republicanos) se disse preocupado com a mudança na secretaria de esportes do estado, que passa a fazer parte da Secretaria de Educação. O deputado ressaltou a importância do esporte para a manutenção de saúde e bem estar dos jovens.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto: Alberto César Araújo